Pedro Lopes foi mais forte em Cerveira
O piloto do Peugeot 207 GTI impôs a sua lei no Rali Vila Nova de Cerveira, última prova da época do 4º Desafio Kumho Portugal. Tendo a seu lado Duarte Gouveia, rubricou uma exibição sem mácula e alcançou assim a sua primeira a vitória de sempre na competição organizada pela ASR Tyres.
A história do triunfo da dupla do Peugeot 207 GTI passa pela demonstração de força que foram colocando no asfalto do concelho minhoto raiano, ao longo do programa competitivo do rali organizado pelo CAMI Motorsport e que fechou o Campeonato Norte de Ralis, sendo ainda a prova de encerramento do 4º Desafio Kumho Portugal, contando para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.
Pedro Lopes e Duarte Gouveia assinaram o melhor tempo entre os Kumho na primeira especial, num terreno que conhecem muito bem e, daí até ao fecho do rali, apenas foram batidos na segunda classificativa reclamando os louros do triunfo nas quatro restantes.
Na chegada ao fecho da prova, detinham 30,3 segundos de vantagem sobre os segundos classificados, André Ribeiro e João Alves, com Miguel Carvalho e António Reis a serem terceiros com um débito de superior a dois minutos para os vencedores que alcançavam assim a sua primeira vitória nas lides Kumho.
André Ribeiro ainda venceu o segundo troço cronometrado e saiu de Cerveira com mais um pódio que rematou de forma positiva uma época fantástica. O piloto e o seu navegador chegaram a este rali já com a vitória na Divisão 2 do Desafio Kumho Norte no seu bornal, atestando o nível exibicional que foram sempre ostentando na condução do Peugeot 206 GTI.
Cerveira não foi a prova mais abençoada de Miguel Carvalho mas acabaria por ir de encontro às pretensões do piloto. Ao contrário do que é habitual, o Peugeot 206 GTI que partilha com António Reis foi acumulando problemas técnicos e o seu andamento foi afetado ao longo da prova. Chegados a Cerveira com tudo para garantirem o título no Desafio Kumho Asfalto, almejaram juntar mais um pódio ao farto pecúlio que reuniram em 2021 e assegurar o cetro, que lhes assenta com todo o mérito.
Francisco Azevedo e Nuno Ferreira voltaram a provar que mesmo sendo o seu Peugeot 205 GTI um carro icónico, já merecem uma “montada” mais “musculada”. O 4º posto entre os Kumho é mais um bom resultado, dentro daquilo a que a dupla já nos habituou.
A 5º posição foi assegurada pelo Peugeot 106 XSI de Telmo Pedro e Paulo Gomes. Não cometeram erros e saíram de Cerveira com mais um resultado positivo.
Apenas uma desistência a registar entre as equipas da “armada” Kumho. Uma avaria no Peugeot 206 na 3ª PEC arruinou a justa pretensão de Vítor Pinheiro e Beatriz Pinto de discutirem um resultado de relevo em Cerveira.