Filipe Albuquerque vence na estreia no Super Seven by Toyo Tires!
• Internacional português suplantou José Carlos Pires e J.J. Magalhães na última volta da
primeira corrida do Estoril Racing Festival
• Nélson Gomes e Luís Filipe Oliveira triunfaram nas categorias 420R Gentleman e 275R
Foi chegar, ver e... sentir na pele as emoções do Troféu monomarca mais
aguerrido e emocionante do planeta! Autor da pole-position, Filipe Albuquerque juntou o útil ao agradável e
venceu igualmente, embora com forte oposição dos seus adversários, a disputadíssima corrida que concluiu o
primeiro dia de competição do Super Seven by Toyo Tires no Estoril Racing Festival.
Apesar de realizar o seu contacto inaugural com o Caterham 420R, o piloto internacional português precisou de
apenas um par de voltas para deixar em evidência todo o seu talento, adaptando-se rapidamente ao carro assistido
pela CRM Motorsport. Mas não teve vida facilitada, como seria de esperar dos super pilotos que participam no
Super Seven by Toyo Tires!
IMPRÓPRIA PARA CARDÍACOS
No arranque para a Corrida 1, Albuquerque conseguiu suster os ataques de José Carlos Pires, Lourenço Monteiro
e J. J. Magalhães, que saíram das duas primeiras linhas da grelha, e assim conservar a liderança na travagem para
a Curva 1. Mas a ténue vantagem durou apenas uma volta, com o atual líder da 420R Pro (Pires) a passar para o
comando na 2ª passagem pela reta da meta.
Albuquerque acabaria ainda por cair para o 3º posto, recuperando logo depois o lugar a Monteiro, no mesmo
instante em que a cronometragem indicava que Diogo Tavares (8º) voava baixinho para marcar o melhor tempo
no 1ª sector.
Apesar do lugar que ocupava na classificação, o piloto do carro #7 (Tavares) arrecadaria, mesmo, a volta mais
rápida durante a passagem seguinte pela reta da meta, fazendo jus às corridas sem igual da competição promovida
pela CRM Motorsport. Tão distintas que o feito durou pouco tempo, com J. J. Magalhães a roubar-lhe a glória no
início da 3ª volta!
Com os três primeiros separados por 5 décimos — e os 15 primeiros, por 10 segundos —, adivinha-se uma corrida
imprópria para cardíacos, já sem Lourenço Monteiro, forçado a abandonar a prova. Num piscar de olhos, Filipe
Albuquerque recuperou o comando, até que a entrada do safety-car em pista para remover da gravilha o Caterham
#11 da zona dos “esses” voltou a reagrupar o pelotão.
No reinício da corrida, quando faltavam oito minutos para o seu desfecho, assistiu-se a uma luta diabólica entre
Pires e o piloto convidado (Albuquerque), com J. J. cada vez mais próximo e Nuno Afonso a 1 segundo destes!
Alguns minutos volvidos e Albuquerque voltava a cair para segundo, aparentando ter de se contentar com essa
posição dado o andamento de Pires. Mas no último sector da derradeira volta, o piloto do Caterham #10 suplantou
o adversário na zona da “orelha”, conservando o comando até à bandeirada de xadrez.
Um final épico, em que os quatro primeiros classificados terminaram separados por 6 décimos de segundo, e com
muitos momentos para recordar: da grande batalha entre António Nunes de Almeida e Gonçalo Lobo do Vale à
enorme recuperação de Diogo Tavares (largou de 16º). Mas também as estreias muito positivas de Mariano Pires
e Miguel Matos, a bonita disputa entre Ricardo Pedrosa e José Kol Almeida na categoria Gentleman e a batalha
espetacular entre Luís Filipe Oliveira e Paulo Santos.
ESTREIAS POSITIVAS
Recuperando a classificação final, atrás dos quatro primeiros da categoria 420R Pro concluíram a corrida António
Nunes Almeida, Gonçalo Lobo do Vale, Diogo Tavares, Bernardo Bello e Mariano Pires. Luís Calheiros Ferreira
terminou no top 10, após um delicioso confronto com André Correia, Paulo Macedo e Duarte Lisboa. Miguel
Matos encerrou a categoria, mas guarda para si o facto de, na estreia, ter assegurado a volta mais rápida entre os
pilotos que marcaram tempos no segundo “53”.
Na Gentleman, Nélson Gomes voltou a demonstrar o motivo para ser o líder do campeonato. Cada vez mais rápido
com o Caterham, deu novo triunfo à Speedy Motorsport, na frente de Ricardo Pedrosa e José Kol Almeida. André
Matos, Fernando Costa e o rookie Mário Melo concluíram a classificação.
Por fim, destaque para a 275R, cujo pódio foi arrematado por Luís Filipe Oliveira, Paulo Santos e Frederico Brion
Sanches. Com apenas duas participações (as corridas extra-campeonato no Algarve Classic e Caterham Racing
Festival), Gonçalo Nobre da Veiga classificou-se num excelente 4º lugar, dando provas de uma evolução e
entrosamento notáveis com o carro.
Seguiu-se Miguel Ferreira, a participar a solo no Estoril Racing Festival e que demonstra encontrar-se no mesmo
caminho do antigo colega de equipa, o rookie Kevin Embourg, que deixou ótimas indicações na sua estreia com o
carro, e ainda o trio composto por Luís Seguro, Paulo Duarte e Ivo Prada — pilotos que não se largaram durante
toda a corrida.
No Domingo têm lugar as restantes corridas do fim-de-semana, cujos resultados podem ser seguidos nas redes
sociais do Super Seven by Toyo Tires (@supersevenbytoyotires) e em https://www.crm-motorsport.com/estoril-
racing-festival.
Programa Super Seven by Toyo Tires, Estoril Racing Festival, 11-12 Dezembro 2021
Domingo
11:25-11:45: Corrida 2
14:00-14:20: Corrida 3
16:30-16:50: Corrid