João Macedo Silva dominou da luz à bandeira segunda corrida dos Clássicos
A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Clássicos integrada no Algarve Classic Festival decorreu hoje no Autódromo Internacional do Algarve e foi totalmente diferente da primeira manga. João Macedo Silva apanhou pista seca no início da prova e não deu chances a Francisco Mora.
O piloto do Porsche 911 RSR não tinha o constrangimento da poupança de pneus e pode elevar a fasquia em termos de ritmo. Mora viu o seu adversário fugir e seria bafejado pelo azar quando a mecânica do 911 RSR decidiu dizer basta, levando-o ao abandono da prova.
Caso a mecânica não pregasse uma partida, a vitória estava no bolso de Macedo Silva que ainda teve de enfrentar a chuva que caiu no final da prova. Porém, a diferença para a matilha de Ford Escort RS que o perseguiam era grande e deu para o piloto do Porsche gerir o andamento até á bandeira de xadrez.
Entre os Ford Escort RS, a luta foi feroz entre Joaquim Jorge, António Soares e Rui Alves. Soares, ao volante de um carro do grupo 5 superiorizou-se a Alves num Escort RS 1600 dos H75, e ainda rodou na frente de Joaquim Jorge. Mas o piloto do Escort RS 1600 dos H75 usou toda a sua experiência e na parte final aproveitou a pista húmida para reclamar o segundo lugar após o abandono de Francisco Mora. Rui Alves (Ford Escort RS) e Mico Mineiro (Ford Escort RS) fecharam os cinco primeiros classificados.
Ricardo Pereira no seu Ford Escort RS 2000 levou a melhor sobre Luís Liberal, em carro idêntico, na luta pelo Gr.1, tendo ambos os pilotos andado entretidos toda a corrida em lutas com carros mais potentes como os BMW 2002 Ti de Carlos Fernandes e Simplício Pinto.
O regressado Jorge Correa, com o seu Ford Capri 3000 GT, também esteve nesta luta até a pista começar a ficar mais escorregadia e acabou a corrida numa escaramuça com o Alfa Romeo GTAm de João Paulo Lima. Uma luta muito engraçada entre os dois pilotos que foi ganha pelo veterano do Ford. Pedro Poças e o seu Porsche 924 também se envolveram nessa luta, mas a mecânica do carro alemã deu dores de cabeça ao piloto e deixou a luta órfã de um dos mais empenhados atores.
Pedro Bethencourt (Porsche 934 Turbo) abandonou nas boxes, juntando-se a Francisco Mora como os dois únicos pilotos a não acabar da prova.
Contas feitas, João Macedo Silva venceu nos H75, António Soares no Grupo 5, Jorge Cruz (BMW 323i) foi o melhor nos H81, João Paulo Lima (Alfa Romeo GTAm) conquistou os H71 e Richard Bateman (Ford Cortina Lotus) foi o vencedor dos H65.