Pedro Morais/Sílvia Coutinho em Ford Fiesta XR2i repetem triunfo no Rali Histórico Vila da Sertã

No dia 4 de setembro, os motores das quatro dezenas de veículos clássicos que participaram no IX Rali Histórico Vila da Sertã roncaram bem alto, emprestando um colorido bem alegre e especial ao bonito cenário oferecido pela Alameda da Carvalha, a Casa da Cultura, e muitos outros locais do Concelho, de forma também muito especial a Cernache do Bonjardim, tendo ainda contribuído para a animação da economia local.

O magnífico trabalho realizado pelos Municípios da Sertã e de Oleiros na requalificação das estradas florestais, fazem com que o Rali Histórico Vila da Sertã seja ímpar a nível internacional, nas excelentes vias que proporciona para a realização deste tipo de prova.

A prova, numa extensão de quase 300 kms, teve uma 1ª Secção que ligou a Sertã a Cernache do Bonjardim, numa extensão de 112,23 kms, contemplando a mesma seis provas especiais de classificação, na qual os concorrentes tiveram de encontrar o ritmo apropriado de regularidade para passarem em cada metro de estrada na sua hora ideal, à média estabelecida pela Organização.

No final da 1ª Secção, João Paulo Martinho / Tiago Caio em Ford Escort XR3 de 1981 lideravam a prova em igualdade pontual com Jorge Coelho / Ivo Tavares em Peugeot 205 GTi de 1984, sendo terceiros Marcos Rodriguez / Sonia Vazquez em Nissan Sunny 1.8 GTi de 1989, a 14 segundos. Na 4ª posição encontrava-se a equipa que viria a triunfar na prova, a 15 segundos dos comandantes da prova.

A 2ª Secção que ligou Cernache do Bonjardim à Sertã, numa extensão de 181,71 kms, contemplava 7 difíceis, desafiantes e duras PEC's, iniciando-se a mesma com a Sreet Stage de Cernache do Bonjardim, à qual ocorreu muito público para ver evoluir estas saudosas máquinas do Século passado.

A dureza da prova aliada à elevada temperatura teve como consequência a desistência de 9 equipas, a maioria das quais por avaria mecânica.

Após uma tremenda luta ao segundo pela vitória nesta terceira prova do Campeonato de Portugal de Regularidade (FPAK), com dimensão internacional, a tripa Pedro Morais / Sílvia Coutinho em Ford Fiesta XR2i de 1989, levaram a melhor sobre os adversários diretos, alcançando a vitória absoluta no IX Rali Histórico Vila da Sertã. Em 2º lugar classificaram-se Marcos Rodriguez / Sonia Vazquez (tripla espanhola), em Nissan Sunny 1.8 GTi de 1989 a 5 segundos, e em 3º lugar ficaram posicionados Jorge Coelho / Ivo Tavares em Peugeot 205 GTi de 1984 a 9 segundos dos vencedores.

Na Taça 1300, Joaquim Serrão / António Serrão triunfaram com um Opel Corsa 1.3 GT de 1988, posicionando-se em 2º lugar a equipa Abílio Azevedo / Pedro Meixedo num Toyota Starlet EP71 de 1988, e em 3º lugar, Paulo Gomes / Maria Pereira em Toyota Starlet 1.3 S de 1983.

Antes da Cerimónia de Entrega de Prémios que teve lugar em frente à Casa da Cultura, realizou-se em frente ao Centro Coordenador de Transportes, com a assistência de algumas centenas de pessoas, a Prova Complementar Vila da Sertã, que teve como grandes vencedores, César Ribeiro / Paulo Almeida em BMW E30, seguindo-se em 2º lugar, João Pedro Neves / João Antunes em Austin Mini de 1972, e em 3º, Abílio Azevedo / Pedro Meixedo em Toyota Starlet EP71 de 1988.