João Braga vence mais uma vez o CPV 1300 liderando da luz à bandeira

A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 realizou-se esta tarde no Autódromo do Estoril englobada no ACDME Race Weekend e conheceu muita animação na luta pelos lugares secundários, pois João Braga (Datsun 1200) repetiu a vitória da primeira corrida. Mas desta feita sem necessitar de recuperações.

Tiago Fino Vitorino não se apresentou nesta segunda corrida depois do Mini 1275 GT ter abandonado na primeira manga com problemas mecânicos e o mesmo aconteceu com Rui Silva (Fiat Punto 85) piloto do Desafio ANPAC.

Saindo da “pole position”, João Braga não teve muita dificuldade em ficar com o comando da prova, até porque um desentendimento entre o Citroen AX de Luís Mendes e o Datsun 1200 Deluxe de Paulo Antunes, atrasou o primeiro na luta pela vitória.

A partir daqui, João Braga foi gerindo a mecânica do seu Datsun 1200 e Luís Mendes entrou em modo de recuperação. Primeiro deixou para trás Carlos Barbosa da Cruz, já a sentir algumas dificuldades com o motor do seu Datsun 1200 e, depois, o Toyota Starlet 1.3 de Paulo Mendes.

O piloto do Citroen AX instalou-se no segundo lugar e na parte final lançou pressão sobre o líder. João Braga ainda falhou uma travagem, mas recompôs-se e, sem cometer o menor erro até final, anulou qualquer veleidade de Luís Mendes em chegar à vitória.

Entretanto, o Autódromo do Estoril começava a ceifar mecânicas. David Vieira (Fiat Punto 85) não fez mais de seis voltas, Paulo Spínola (Fiat 127) ficou pelo caminho após duas voltas, tendo o Datsun 1000 de Veloso Amaral deixado o seu piloto apeado após quatro voltas.

O MG Metro de Paulo e Miguel Miguel também ficou parado na escapatória da entrada na curva da Orelha e, finalmente, no mesmo local ficou o Datsun 1200 de Carlos Barbosa da Cruz com o motor partido.

No Desafio ANPAC, a receita foi a de sempre: lutas intensas, mas sempre justas e com respeito de parte a parte que resulta em espetáculo para quem está a assistir. E o vencedor, Manuel Alves, terminou num excelente 5º lugar à geral.

Contas feitas, João Braga ganhou a corrida e entre os H75, enquanto que o pódio foi completado por Luís Mendes (Citroen AX) e Paulo Mendes (Toyota Starlet), primeiro e segundo entre os Legends.

Paulo Antunes levou o seu Datsun 1200 Deluxe ao quarto lugar da geral e primeiro entre os H71, enquanto que na Taça Mil a vitória foi para Carlos Aniceto ao volante de um Austin Mini Cooper. Entre os concorrentes ao Desafio ANPAC, vitória para Manuel Alves, seguido de António Areal, ambos em Fiat Punto 85. Depois ficaram Jorge Silva (Toyota Starlet), Luis Gachinheiro (Fiat Punto 85), Tiago Silva (Toyota Starlet), Miguel Barbosa (Toyota Starlet) e Lucas Vieira (Fiat Punto 85).

O Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 está de regresso à atividade nos dias 29 a 31 de outubro no Autódromo Internacional do Algarve.