Tomás Leitão com forte evolução no Campeonato de Portugal de Karting

Tomás Leitão voltou a ser um dos principais protagonistas no extenso pelotão do Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior (30 pilotos), que cumpriu, este fim de semana, a terceira jornada dupla no Kartódromo de Baltar, em Paredes.

No segundo dia de competição, o jovem piloto Oeiras garantiu um excelente 3.º lugar na manga de qualificação e depois foi 8.º classificado na Final, resultado que poderia ter sido claramente melhor não fosse o desgaste dos pneus. Depois de ter ficado a 0,7s de conquistar um lugar no pódio na segunda jornada dupla disputada no traçado de Leiria, Tomás leitão confirmou este fim de semana, no circuito de Baltar, a contar para a terceira jornada dupla, que, de facto, é o piloto sensação do Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior – a classe rainha em solo nacional –, que conta com um forte pelotão de 30 pilotos, na sua maioria com larga experiência não só em competições nacionais mais também internacionais.

Sem se deixar deslumbrar e com a sua habitual humildade – até porque 2021 é praticamente o ano de estreia no campeonato – Tomás Leitão começou por comentar: “Cometi um erro na sessão de treinos cronometrados, pelo que fui 14.º classificado e fiquei assim um pouco condicionado para a manga de qualificação e para a corrida Final. Contudo, na Final, houve um acidente que deixou o chassis do meu kart bastante danificado, situação que fez com que eu só conseguisse curvar bem para um lado e, para o outro, era um grande esforço. Mas fiz questão de fazer a corrida até ao fim e fui 16.º classificado”, afirmou o jovem piloto de Oeiras que foi 2.º mais rápido e depois o 4.º no início da prova, mais concretamente nos treinos livres oficiais, que antecedem os treinos cronometrados. No segundo dia de competição, Tomás Leitão, mostrou a sua garra ao ‘correr atrás do prejuízo’, já que depois de ter sido o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados, consegui estar muito forte na manga de qualificação e garantiu um excelente 3.º lugar entre 30 concorrentes.

Contudo, o piloto de Oeiras sabia que iria ter dificuldades na Final: “Sim, para a última corrida sabia que não iria contar com pneus em bom estado, devido ao primeiro dia de competição, mas ainda assim conseguiu terminar no 8º. lugar, que, atendendo às circunstâncias, acabou por ser muito positivo. E agradeço ao meu mecânico Valter Silva e à minha equipa Cabo do Mundo Kart Team,”, sublinhou Tomás Leitão, que disputa pela primeira vez este ano o Campeonato de Portugal de Karting, depois de se ter iniciado nas competições FPAK em 2020, através do Rotax Max Challenge Portugal.