Fabio Kieltyka reforça comando no Troféu Rotax com vitória em Viana do Castelo

Os pilotos belgas continuam a provar que são verdadeiros reforços para o plantel do Rotax Max Challenge Portugal em 2021. Fabio Kieltyka, que já tinha ganho a ronda de abertura na DD2 Master, em Portimão, voltou a triunfar na sua estreia na pista de Viana do Castelo, mostrando que é um dos grandes candidatos ao título. Charles e Aya Delbrassine, pai e filha, também confirmaram a sua evolução na pista situada na região do Minho, cumprindo os seus objetivos nas categorias DD2 Master e Micro-Academy, respetivamente. Três pilotos que competem pela conceituada equipa EKO/Birel ART Portugal.

Antigo campeão belga de Karting e vencedor do troféu Renault Clio Cup Junior, Fabio Kieltyka estreia-se este ano nas competições em Portugal e tem brilhado na categoria DD2 Master do Troféu Rotax. Depois de já ter ganho a primeira prova do ano, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o piloto natural de Liège estreou-se no Kartódromo de Viana do Castelo e voltou a ser o mais forte na categoria DD2 Masters, reservada a pilotos com mais de 32 anos, além de ter rodado cada vez mais próximo dos primeiros lugares da geral na DD2.

Kieltyka começou por estabelecer a pole-position na DD2 Master nos treinos cronometrados, com uma volta em 42,693s, ficando depois no 2.º lugar na Final 1, devido a um arranque menos eficaz e que o levou a ter de recuperar os lugares perdidos. Na Final 2, o piloto belga esteve imparável e ganhou a categoria Master, com a volta mais rápida (43,777s), além de ter somado mais um top-5 à geral na DD2.

“A pista de Viana do Castelo é um circuito de Karting típico, exigente e com uma mistura interessante de zonas rápidas e partes mais técnicas”, afirmou Fabio Kieltyka. “Tal como na primeira prova em Portimão, tive de aprender a pista rapidamente e conseguimos um bom tempo logo nos treinos cronometrados. Na primeira Final, fui algo prejudicado no arranque e quando se perde o ‘comboio’ dos mais rápidos na parte inicial, depois é mais difícil de recuperar.

 “Na pista, sinto que ainda preciso adaptar o meu estilo pilotagem com um motor Rotax, porque aqui, ao contrário do IAME, precisamos de ser mais progressivos em termos de travagem e não reduzir muito a velocidade à entrada de uma curva. Vai ser um desafio estar ao nível dos melhores pilotos portugueses ... e eu adoro desafios!, disse o piloto belga, 7º da geral, num fim de semana em que precisava de aprende

 

Na segunda Final fiz um arranque quase perfeito e pude ganhar na DD2 Master, além de ter cumprido o objetivo de me aproximar cada vez mais dos pilotos que discutem as vitórias na DD2 à geral. É um desafio que assumi logo no início desta experiência em Portugal e sinto que estou cada vez mais perto”, referiu o piloto belga, que compete pela EKO/Birel ART Portugal.

Aya e Charles Delbrassine cada vez mais rápidos

A jovem Aya Delbrassine, que, tal como o seu pai, Charles, fez a estreia absoluta no Karting na ronda de abertura, em Portimão, deu mais um passo em frente na sua evolução na categoria Micro Academy, onde competem os pilotos mais jovens do Troféu Rotax. A promissora piloto de apenas 9 anos aprendeu a pista de Viana do Castelo, melhorou os seus tempos de forma consistente e foi a 4.ª classificada nas duas Finais do dia, vencendo o troféu para a piloto feminina. Um nome a seguir com muita atenção para o futuro.

O seu pai, Charles, responsável pelo convite ao ‘coach’, Fabio Kieltyka para experimentar o campeonato português, fez a sua segunda prova no Troféu Rotax e mostrou que está cada vez mais competitivo. Num circuito fisicamente muito duro, Charles Delbrassine foi o 6.º classificado na Master e superou as dores num cotovelo, cumprindo também o objetivo de superar o seu adversário direto.

A Aya teve mais uma experiência muito enriquecedora, numa pista nova e que ela aprendeu rapidamente”, comentou Charles Delbrassine. “Como família, estamos muito satisfeitos com a evolução dela neste desporto em Portugal e queremos continuar neste caminho. Pessoalmente, senti que esta pista de Viana do Castelo era ainda mais exigente em termos físicos do que a de Portimão, mas consegui superar a lesão no cotovelo e terminar bem as duas Finais, inclusive com uma ultrapassagem à entrada para a última volta que me permitiu ser 6.º classificado. O único ponto a rever pela organização é a forma como são mostradas as bandeiras azuis, mas o balanço do fim de semana voltou a ser muito positivo”, concluiu.

A terceira etapa do Rotax Max Challenge Portugal será disputada no Kartódromo de Baltar e está agendada para os dias 26 e 27 de junho.