João Maria Pereira tem apenas 7 anos de idade mas já é uma das esperanças do Karting nacional
Em 2018, apesar de ainda só ter 5 anos de idade, João Maria Pereira estreouse no Karting de competição! Foi um dos pilotos da categoria Iniciação do Campeonato de Portugal de Karting e não tardou em experimentar a tão ambicionada sensação de conquistar lugares do pódio em diferentes pistas de norte a sul do país.
Estava dado o mote para um eventual talento a despontar para o Karting nacional. Em 2019, João Maria Pereira confirmou isso mesmo, já que na segunda prova que disputou do Rotax Max Challenge Portugal, no Kartódromo de Viana do Castelo, bateu toda a concorrência da categoria Micro-Academy. Este feito ganhou ainda maior relevo, dado que o jovem piloto de Alcobaça tinha apenas 6 anos de idade e estava a competir com adversários mais experientes e já com 10 anos de idade. No final da competição, que contou 16 corridas, João Maria Pereira integrou o top-5! Ainda em 2019, João Maria Pereira estreou-se na exigente categoria Cadete.
Na mediática Taça de Portugal de Karting foi um dos principais protagonistas, mas a exibição do piloto de Alcobaça viria a ser ingloriamente interrompida devido a um problema mecânico. Contudo, deixou o seu ‘cunho’ pessoal. Esta época, com apenas 7 anos de idade, João Maria Pereira prossegue a sua evolução novamente no Rotax Max Challenge Portugal, mas numa categoria superior, a Micro-Max, destinada a pilotos que tenham entre 7 e 10 anos de idade. No primeiro fim de semana de julho, a contar para a segunda jornada dupla, no Kartódromo de Viana do Castelo, João Maria Pereira voltou a mostrar o seu talento. No segundo dia de competição, o piloto de Alcobaça ficou a 8 milésimos de segundo (!) de conquistar a pole-position para a Final 1, mas não a deixou escapar para a Final 2, corrida em que viria a bater toda a concorrência. Mais uma vitória para o jovem piloto de Alcobaça. Com este resultado,
João Maria Pereira está agora na terceira posição da classificação geral do Rotax Max Challenge Portugal, competição que apura o vencedor de cada categoria para o ‘Mundial’ da especialidade, que reunirá 360 pilotos oriundos de 60 países, entre 23 e 30 de janeiro de 2021, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. “Neste momento, o mais importante para nós é que o João Maria continue a evoluir. Claro que ficamos contentes com as suas vitórias, pódios, entre outros registos, mas nesta fase existe todo um processo de aprendizagem que é mais importante para a sua formação como piloto”, sublinha Mário Almeida, chefe de equipa da Júnior Racing Team, para depois nos adiantar que o programa desportivo de 2020 para João Maria Pereira vai ser um pouco mais exigente, tendo em conta a sua evolução:
“O João Maria tem apenas 7 anos de idade, mas face à evolução que tem demonstrado, e após termos ponderado bem, decidimos inscrevê-lo na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting que vai cumprir a segunda prova nos dias 25 e 26 de julho, no Kartódromo de Viana do Castelo. Temos consciência que o João Maria vai estar em pista com cerca de 20 adversários, bem mais experientes e alguns já com 12 anos de idade, mas parece-nos ser um passo acertado, atendendo ao seu potencial. Será igualmente uma forma do João Maria prosseguir a sua evolução, pois vai enfrentar um novo desafio”. Mário Almeida, que praticamente todas as épocas qualifica pilotos da sua equipa para o ‘Mundial Rotax’, adiantou que, ainda este ano, entre 8 e 13 de dezembro,
João Maria Pereira irá viver uma experiência inesquecível: “A segunda edição do Troféu Internacional Rotax estava prevista para se realizar na pista francesa de Le Mans. Contudo, a organização decidiu alterar o local da prova para o Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Também ponderamos e decidimos inscrever o João Maria para essa competição, pois terá a possibilidade de ‘conviver’ com mais de 300 pilotos de vários países, realizar vários treinos e disputar diferentes corridas. Serão seis dias intensos (de terça-feira a domingo), mas certamente que contribuirão muito para a evolução do João Maria, apesar de ainda ter apenas 7 anos de idade”. Para já é este o programa desportivo de João Maria Pereira para 2020, mas ainda poderá ser mais preenchido, podendo, porventura, disputar as Series Rotax Espanha, que se realizarão nos dias 12 e 13 de setembro, no Circuito Internacional de Zuera, perto de Zaragoza, em Espanha.