GT Winter Series com início em Portimão a 11/12 de Dezembro de 2021
A ronda inaugural da competição GT Winter Series 2021/2022 está mesmo ao virar da esquina. A 11/12 de Dezembro de 2021, a competição entrará na sua terceira temporada. Com 35 inscritos, para Portimão, a maior adesão de sempre.
Favoritos à vitória geral
Javier Ibran com o seu Ligier LMP3 que é bem conhecido pela maioria, devido à época anterior, onde já obteve vitórias á geral. Ibra terá a concorrência de vários carros de homologação GT3. A Olimp Racing leva até Portimão um Ferrari 488 GT3 e um AMG GT3, a LiLaC Rennsport chega ao traçado algarvio com um Porsche 991 GT3 R . Contudo, a 10Q com Johannes Stengel e Thomas Zabel também poderá ter uma palavra a dizer, tal como a Good Speed Racing, ambas em AMG GT3's. Será interessante ver o novíssimo Porsche 992 Cup a perseguir os carros da classe GT3. Duas equipas têm estes novíssimos Porsches 992 GT3 Cup no seu alinhamento e de certeza que tentarão intrometer-se com os carros GT3. Também de volta à grelha está o segunda classificado da época passada, Axel Sartingen, num AMG GT3 da Black Falcon.
Porsche Cup com 5 equipas.
A classe Cup R está muito bem ocupada, com os Cup Porsches do tipo 991 em particular, mas também com os novos 992. O ano passado já mostrou de forma impressionante que os rápidos carros Cup podem acompanhar bem os carros GT3 que em teoria são mais rápidos em Portimão.
Emoção não faltará nesta classe porque equipas profissionais como A-Workx, HP Racing e Laptime Performance estarão na grelha. A Huber Racing com Jakob Schell também garantiu o seu lugar pouco tempo antes do termino das inscrições.
Classe GT4 - campeões em título presentes
Robert Haub e Gabriela Jilkova são os actuais campeões da GT Winter Series. No entanto agora, começam numa nova equipa, a DRAGO Racing Team ZvO e conduzem uma vez mais o AMG GT4. O objectivo é defender o título, mas também preparar-se da melhor forma para a época 2022.
Já em 2021, os resultados de Haub e Jilkova no ADAC GT4 Alemanha mostraram claramente que o par começou com uma vantagem de treino em relação à concorrência depois de terem estado presentes em todas as rondas da GT Winter Series em 2020/2021. Também na classe GTS estão inscritos dois Aston Martin Vantage da Racing One, os recém-chegados da CV Performance Group com o seu AMG GT4. A equipa Bluemle com o 981 GT4 Clubsport conhecido da Porsche Sports Cup com Werner Panhauser ao volante. Começam na classe Cup S, que foi criada especialmente para o 981. A Allied Racing, conhecida do GT4 Alemanha, vai trazer o Porsche 718 GT4 e tem como objectivo as vitórias na categoria GT4. A Black Falcon também se inscreveu, com Mika Sartingen a conduzir um Porsche 718 GT4 CS. Por outro lado, a RFF Motorsport da Holanda alinhará com o "antigo" Porsche 981 GT4.
Importante mencionar que a categoria GT4 terá Balance of Performance (BOP), criado pela conhecida organização SRO. Diogo Ferrão, responsável desportivo da GT Winter Series foi o grande impulsionador da criação desta igualdade na performance da categoria GTS. O conhecido promotor português defende que " todas as grandes competições mundiais têm BOP e a GT Winter Series não poderia ser excepção. Apesar de servir para preparar as épocas desportivas, achamos importante que haja uma igualdade de potenciais andamentos e por isso para este ano instauramos o BOP."
BMW com Schnitzelalm & BMW Espanha
Schnitzelalm Racing estará presente com três BMW. Michael Sander partilha o seu M2 CS Racing com Marcel Marchewicz, enquanto os outros dois BMW Schnitzelalm são do tipo M240iR. A BMW España inscreve dois pilotos para a corrida, José Manuel de los Milagros Viñegla e Nerea Marti, que partilham um BMW M2 CS Racing.
KTM fortemente representada
A Razoon Racing chega a Portimão com três KTM de diferentes para as corridas de domingo, a Teichmann Racing inscreve Horst Felix Felbermayer num X-Bow GT4 Evo que gostaria de ter uma palavra a dizer na classe GT4.