Equipa Ford encerra época com exibição de luxo no Rally de Mortágua e leva Fiesta Rally3 ao melhor resultado do ano
A equipa Ford, formada por Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro, assinou uma exibição de luxo ao volante do Fiesta Rally3 no Rally de Mortágua, realizado este fim de semana, e terminou a prova de encerramento do Campeonato Portugal de Ralis de 2021 no 5º lugar da classificação geral.
Uma brilhante prestação numa exigente jornada, onde a equipa Ford soube estar por cima em todas as situações, contornando com sucesso as dificuldades impostas por ter de abrir a estrada, papel que cumpriu na perfeição, bem como os problemas de travões registados na quarta especial. Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro imprimiram um forte andamento ao longo de todo o evento, o que lhes permitiu imiscuir-se na luta pelo top 5 com carros de categorias superiores e subir paulatinamente na classificação, com o Ford Fiesta Rally3 a terminar a época com o melhor resultado do ano.
Um desempenho que deixou o piloto Daniel Nunes muito satisfeito: “Terminámos a época com chave de ouro. Uma exibição excecional com o Ford Fiesta Rally3 e um resultado que é o melhor prémio e agradecimento pelo trabalho de todos na equipa ao longo de um ano muito desafiante e no qual foi um privilégio desenvolver o Fiesta Rally3, um carro que está hoje num excelente patamar competitivo. Muito obrigado a todos os nossos patrocinadores, e à Ford em particular, pela confiança depositada em toda a nossa equipa.”
Uma opinião corroborada pelo navegador Nuno Mota Ribeiro: “O projeto Ford Fiesta Rally3 foi um desafio com o qual nos comprometemos a cem por cento desde a primeira hora. Ao longo do ano aproveitámos da melhor forma a participação em cada rali para testar soluções e experimentar novas afinações. Um trabalho cuidado e rigoroso, realizado em palcos de excelência mundial, que nos permitiu terminar a época com uma performance a todos os títulos formidável, num contexto de enorme exigência e perante uma forte concorrência.”
O Ford Fiesta Rally3 estreou-se em 2021 nos emblemáticos palcos do Campeonato Portugal de Ralis. Uma época de intensa atividade ao cronómetro, iniciada em maio, nos pisos de terra do Rali Terras d’Aboboreira, a que se seguiram os exigentes troços de asfalto do Rali de Castelo Branco. Os dois primeiros eventos da época permitiram à equipa testar a nova máquina em diferentes ambientes, participações que se mostraram decisivas para a evolução que se viria a verificar nas rondas seguintes.
O Rali da Água – CIM Alto Tâmega (asfalto), realizado em setembro, marcou o regresso à ação após a pausa veranil, prova onde o Ford Fiesta Rally3 estreou novos veios de transmissão e uma nova centralina, desenvolvida pela M-Sport. Evoluções que melhoraram de forma substancial a eficácia na entrega de potência e o binário disponível nos vários regimes de rotação. Alterações que se revelaram decisivas para as prestações assinadas por Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro na segunda metade da época e que permitiram à equipa Ford encarar com ainda maior à-vontade as provas que se seguiram, Rally Serras de Fafe e Felgueiras (terra), Rallye Vidreiro Centro de Portugal Marinha Grande (asfalto) e Rally de Lisboa (asfalto). Palcos onde a dupla da Ford voltou a mostrar um grande desempenho ao cronómetro, sempre muito aplaudido pelos adeptos, numa época em que o Fiesta Rally3 se tornou uma referência dos ralis nacionais. Um ano que terminou no último fim de semana, com uma exibição memorável da equipa Ford no Rally de Mortágua, evento de consagração de uma época formidável protagonizada pelo Ford Fiesta Rally3.