Marco Polónio vence em Valongo
Vamos recuar 19 meses. Até 8 de março de 2020. Uma semana antes de o país ficar em confinamento Valongo recebia a 1ª etapa do Campeonato Portugal de Trial 4x4. O arranque era positivo e a expectativa para a época eram enormes. A pandemia obrigou primeiro à suspensão das provas e depois, ao seu cancelamento. Foram muitas as incertezas e as dúvidas mas finalmente, em outubro de 2021, o CPT4x4 está de regresso às pistas… e mais forte do que nunca.
Em Valongo estiveram 24 equipas inscritas. Uma das grelhas mais completas de sempre numa prova inaugural!
Marco Polónio (Malpevent Team) não podia desejar um começo mais promissor! Logo de manhã conseguiu o melhor tempo do prólogo, arrancou em primeiro e nunca mais de lá saiu! Terminou a resistência com 3 voltas de avanço. Acompanhado por Daniel Esteves ganhou à classe e também em termos Absolutos.
Na segunda posição da Super Proto, com menos 3 voltas do que o vencedor ficou Cláudio Ferreira (Auto Higino). O piloto da Auto Higino, e ainda campeão em título, andou grande parte da prova na roda de Marco Polónio. Um pequeno toque no carro de outra equipa fez estragos e obrigou a uma paragem de alguns minutos.
O pódio Super Proto fica completo com o estreante Daniel Carapau (G&C Trial Team XS5). Há muitos anos no trial 4x4, inclusive como chefe de equipa, em 2021 resolveu assumir o volante de um novíssimo Proto XS5 e deu nas vistas em Valongo
Naturalmente, com 1 prova realizada, lideram a classificação, tanto em Super Proto como em termos absolutos.
Na classe Proto, António Silva (Canelas Pneus) repetiu em 2021 o primeiro lugar alcançado em março de 2020. Novamente acompanhado por Tiago Santos completou 15 voltas ao circuito e assegurou o primeiro lugar da classe e 3º em termos Absolutos.
Rui Nunes e Sandro Almeida voltaram à competição. A equipa Veículo Longo Team já tinha disputado a Promoção, mas em 2021 aventura-se na Proto. Uma estreia vitoriosa em Valongo, prova que nunca tinham conseguido terminar.
Carlos e Rafael Gomes (Rafael e Gomes) também subiram de classe. Na etapa de 2020 correram em Extreme, mas em 2021 concorrem em Proto. Terminaram com 8 voltas ao circuito, menos 7 do que o vencedor.
António Moreira (Valclima) chegou, viu e venceu na classe Extreme. Teve uma vitória muito confortável e coroa a estreia no CPT4x4 com a medalha de ouro.
Nota para a estreia de Armando Sousa e Jorge Teixeira (Trasngatão) que ficaram em segundo, com 8 voltas ao circuito de Valongo
Na classe Promoção Tiago Costa (SuperPrint) foi o vencedor. Em 2019 experimentou a classe FUN, em 2020 evoluiu para a Promoção e deixou bons indicadores com a vitória aqui em Valongo. Em 2021 repetiu a proeza e com 10 voltas foi o primeiro classificado da classe.
Com as mesmas voltas, mas menos 19 segundos do que os vencedores, ficou Carlos Teixeira (Tasco do Stand & RC Automóveis)
Pedro Pereira (CleanTT) completa o pódio da Promoção, com 7 voltas em 1 hora, 30 minutos e 37 segundos.
Já na classe FUN Luís Silva e Carlos Grilo da equipa Bichos do Mato foram os vencedores.
Desde 2013 que Valongo integra o Campeonato, mas nem por isso vai ficando mais fácil para as equipas competir aqui. Pelas características cada vez mais naturais da pista, e a sua transformação conforme as condições climatéricas, há sempre muitas dificuldades para transpor.