HELDER SILVA VENCE RAMPA DA PENHA DE FORMA BRILHANTE
Foi com muita força de vontade, que Hélder Silva venceu no passado fim de semana a rampa da Penha, conseguindo desta feita bater os seus principais adversários por algumas milésimas de segundos. A verdade é que esta victória de Hélder Silva já se podia perspetivar, só que certas situações não permitiram que o piloto da Póvoa de Varzim conseguisse esta época vencer.
Mas na Rampa da Penha, Hélder Silva, estava mais determinado do que nunca, e logo na 1º subida da warm up, o piloto do BRC vermelho faria logo o melhor tempo com 1.33.546, para na logo de seguida na 1ª subida oficial de prova, conseguir fazer 1.30.502 à média de 110.58 km/h .Para a segunda subida de treinos, Hélder Silva, consegue melhorar um pouco mais com 1.30.038 à média de 111,5 km/h .Chegados à 1º subida oficial de prova, acaba por “ cilindrar” os tempos anteriores com 1.28.359 à média de 113,26 km/h, estando na liderança da categoria de Protótipos A, mas em segundo na classificação geral.
Apos uma noite de descanso para retemperar forças por parte dos pilotos e máquinas no domingo de manha, Hélder Silva e o seu BRC não fazem a derradeira subida da warm up, no entanto a ultima subida de treinos, O BRC está na linha de partida, onde faz um tempo de 1.30.104 à média de 111,07 km/h, mantendo assim a sua liderança em termos de categoria.
Faltado apenas as duas subidas oficiais de prova, tudo em aberto, e Hélder Silva na tentativa de fazer pender a victória para o seu lado, faz um tempo brilhante com 1.27.666, o seu melhor crono de todo o fim de semana, feito á média de 114,16 km/h.
Na derradeira subida de prova, com tudo em aberto, Hélder Silva não consegue melhor que o terceiro melhor tempo com 1.25,279 à média de 113,36 km/h , mas o tempo feito na subida anterior foi suficiente para vencer a 42ª edição da Rampa da Penha. No final depois de ir ao pódio, falou-nos sobre o fim de semana dizendo “ de fácil nada teve, foi sempre a lutar sempre a dar o meu máximo, pois os adversários deram sempre uma grande réplica, e com isso tive de me defender ainda mais. Custou, mas é uma victória com uma sabor muito especial, foi a 1ª victória com este BRC, e quero dedicar tudo isto´
a toda a minha família, a minha equipa de mecânicos, aos meus patrocinadores, assim como aos fãs, para todo, esta victória também é vossa”, conclui Hélder Silva, muito fatigado, mas muito feliz com esta victória na Rampa da Penha.
CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO PORTUGAL PROTOTIPOS
1º HÉLDER SILVA – BRC
2º António Rodrigues – BRC CM 05
3º José Correia – Osella