Tomás Leitão confirma talento na categoria Sénior do Troféu Rotax

Um erro da equipa nos treinos cronometrados obrigou Tomás Leitão a arrancar da 21.ª posição na segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior – vulgo Troféu Rotax – disputada no Kartódromo de Viana do Castelo. Ainda assim, o piloto de Oeiras fez uma recuperação notável e concluiu a Final 3 – onde chegou a rodar no terceiro lugar – na quarta posição, com a volta mais rápida. Mais uma demonstração de talento de Tomás Leitão na sua segunda época no Karting.

A segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior foi disputada por 21 pilotos e Tomás Leitão mostrou logo a sua rapidez nos treinos livres oficiais, abrindo boas perspetivas para o resto da prova. Contudo, um erro da sua equipa na montagem dos pneus fez com que o jovem piloto de Oeiras fosse desclassificado dos treinos cronometrados – que determinam as grelhas de partida –, pelo que foi obrigado a largar da 21.ª posição na Final 1. “Foi pena ter sido desclassificado dos treinos cronometrados.

A minha equipa montou os pneus de forma errada, embora não tirasse, dessa forma, qualquer proveito para efetuar uma boa qualificação. Mas os regulamentos são para cumprir e daí a desclassificação. Assim, arranquei na Final 1 da 21.ª posição, mas o azar continuou, pois alguns pilotos envolveram-se num acidente à minha frente e eu não tive como evitar o choque, pelo que fui forçado a abandonar, já que o meu kart ficou bastante danificado e era impossível continuar”, lamentou o jovem piloto de 16 anos, que está a cumprir a sua segunda época no Karting. Sem baixar os braços, Tomás Leitão correu atrás do prejuízo nas Finais 2 e 3, onde pôde mostrar o seu talento e capacidade de superação. Na Final 2 arrancou do 21.º lugar e recuperou 15 posições, vendo a bandeira xadrez no 6.º lugar. Na Final 3, em que partiu do 19.º posto, o piloto de Oeiras esteve ainda mais forte, já que recuperou 16 posições até ao terceiro lugar, acabando depois por cruzar a meta na quarta posição, com a volta mais rápida (43,935s) aos 1117 metros do traçado minhoto.

“Depois das minhas prestações nas Finais 2 e 3, se por um lado fico satisfeito com os resultados que obtive, por outro lado fico naturalmente desapontado com a desclassificação dos treinos cronometrados. É que iria arrancar dos lugares da frente na Final 1 e, eventualmente, poderia sair de Viana do Castelo com um dos lugares do pódio. Mas as corridas são assim e agora há que prensar na próxima prova”, comentou Tomás Leitão.

O piloto de Oeiras vai regressar à competição já nos dias 12 e 13 de junho, no Kartódromo de Baltar, para disputar a segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior, onde competem cerca 30 pilotos.