EKO/Birel ART Portugal vitoriosa em Leiria no Campeonato de Portugal de Karting
A Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – colecionou mais quatro vitórias e vários pódios na segunda jornada dupla no Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Leiria. A equipa sedeada no Bombarral reforçou a liderança na categoria X30 Super Shifter, assim como na categoria Iniciação, somando também pontos importantes em outras categorias, nas quais tem igualmente legítimas aspirações em sagrar-se campeã nacional.
O Campeonato de Portugal de Karting de 2021 disputa-se em formato de jornada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. Na categoria X30 Super Shifter, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades e potentes motores de 175cc, Ricardo Borges foi o mais rápido nos treinos cronometrados no primeiro dia de competição e venceu a manga de qualificação, tendo depois sido forçado a abandonar na Final. Contudo, no domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados, foi terceiro classificado na manga de qualificação e na Final bateu toda a concorrência, somando a sua terceira vitória para o campeonato, no qual é agora mais líder.
Na categoria Iniciação, Martim Gomes e Lourenço Antunes – que já tinham garantido o lugar mais alto do pódio na primeira jornada em Viana do Castelo –, voltaram a vencer, com Martim Gomes a triunfar no sábado e Lourenço Antunes a impor-se no domingo. Com estas vitórias, a EKO Birel ART Portugal saiu da cidade do Lis com a liderança mais forçada numa classe tão importante como é a Iniciação, viveiro de talentos das categorias superiores.
Na categoria X30 Sénior, com 27 pilotos em pista, Frederico Peters apresentou-se em Leiria na liderança do campeonato e no sábado garantiu o terceiro lugar do pódio, depois de largar da 12.º posição! No domingo, viu a bandeira xadrez no segundo lugar, mas uma penalização relegou-o para a nona posição. Luís Caetano garantiu um positivo quinto lugar no sábado e no domingo, depois de ter cruzado a meta na terceira posição, uma penalização fez com que caísse para o 14.º lugar. Contudo, o piloto da formação sedeada no Bombarral mostrou que está cada vez mais forte, apesar de ter poucas épocas no Karting de competição.
Santiago Ribeiro foi outro piloto em destaque da EKO/Birel ART Portugal, dado que foi o mais rápido nos treinos cronometrados no sábado, tendo, contudo, na manga de qualificação sido forçado a abandonar. Ainda assim, na Final, Santiago Ribeiro recuperou da 25.ª posição até ao 9.º lugar! Notável. No domingo, o piloto da formação sedeada no Bombarral, enfrentou várias contrariedades, pelo que foi 19.º classificado.
Mário Borges – que já não competia há vários anos – tirou o melhor proveito do seu kart Birel ART para ser o mais rápido nos treinos cronometrados de domingo, surpreendendo uma extensa e experiente concorrência. Naturalmente que nas corridas Mário Borges acusou falta de ritmo devido à sua pela longa paragem, sendo 19.º e 11.º classificado, respetivamente, nas Finais.
João Fernandes – que regressou esta temporada ao Karting depois de uma paragem de 20 anos – venceu uma manga de qualificação na X30 Master, categoria destinada a quem tem mais de 35 anos de idade, terminando depois as Finais (em que chegou a rodar na nona posição à geral) no lugar intermédio do pódio, sendo, contudo, prejudicado por dois incidentes.
Na categoria Júnior, Santiago Alves debateu-se com alguns problemas no primeiro dia de competição, mas no segundo mostrou o seu talento ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados e ao garantiu o segundo lugar na manga de qualificação. Na Final, o piloto da EKO/Birel ART Portugal foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas uma alegada falsa partida, relegou-o para o quinto lugar.
Na categoria X30 Mini, Diogo Caetano fez uma prova em crescendo, já que depois de ter sido o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, foi terceiro classificado na manga de qualificação e, na Final, garantiu o lugar intermédio do pódio. No segundo dia de competição, o piloto da equipa sedeada no Bombarral não teve a sorte do seu lado, pelo que terminou a Final na 11.ª posição.
Gustavo da Silva – que venceu na primeira jornada em Viana do Castelo –, apesar de ter sido 11.º classificado nos treinos cronometrados de sábado, recuperou até à quinta posição na manga de qualificação e na Final garantiu o terceiro lugar do pódio. No segundo dia de competição, o piloto da EKO/Birel ART Portugal enfrentou alguns contratempos, mas fez uma prova em crescendo, conseguindo, ainda assim, encerrar o top-5.
A terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting será realizada nos dias 12 e 13 de junho no Kartódromo de Baltar, mas antes, nos dias 29 e 30 de maio, a EKO/BIrel ART Portugal vai disputar, no Kartódromo de Viana do Castelo, a segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal, com os pilotos Charles Delbrassine, Fabio Kieltyka, Frederico Peters, Salvador Trindade e Aya Delbrassine.