Félix da Costa inicia 2020 este fim-de-semana em Santiago do Chile

Ainda agora iniciou o ano 2020, mas a Fórmula E já está de regresso para a 3ª prova da temporada 2019/2020. É este fim-de-semana em Santiago do Chile que António Félix da Costa regressa à ação com a sua equipa DS Techeetah, apostados em começar o ano com o pé direito e lutar por um lugar no pódio.

Na ronda inaugural, disputada na Arábia Saudita, ficou bem evidente a competitividade de Félix da Costa, que apenas devido a uma penalização não pôde lutar pela vitória na corrida de Domingo, ainda assim o piloto luso foi o mais rápido nas sessões de grupos de qualificação e na corrida obteve a volta mais rápida, dados que mostram bem a rapidez do piloto Português. Para este fim-de-semana AFC quer traduzir este andamento num bom resultado, focando o seu pensamento em "manter-se totalmente fora das confusões e toques. Já mostrámos que temos um bom carro, rápido e temos de nos focar nos detalhes para estarmos desde logo na frente na qualificação. Se o fizermos sei que em corrida, com uma boa gestão de energia, temos tudo para estar na luta pela vitória. Para mim e para todos os Portugueses foi um inicio de semana bem duro, com o Paulo (Gonçalves) a deixar-nos... Irei lutar e dar tudo para fechar esta semana negra com uma homenagem a este grande piloto e homem. É esse o meu pensamento!", referiu o piloto de 28 anos, que viaja hoje para o Chile, de forma a ambientar-se não só ao fuso horário, mas também às elevadas temperaturas (cerca de 35ºC), que deverão ser um grande handicap para os pilotos e também para as baterias.

Pelo que vimos na primeira prova, em Novembro passado, a extrema competitividade entre as equipas deverá manter-se, com a DS, a Mercedes, Porsche, BMW, Audi, Jaguar e mesmo a Nissan, todas elas capazes de lutar pelas vitórias. Quanto ao circuito, situado no  Parque O'Higgins, composto por onze curvas, num total de 2.348km de perímetro, onde as principais alterações face a 2019 são o pit lane, que foi movido para dentro do circuito e ainda uma chicane apertada no meio da reta, que foi removida. Além disso os dois ganchos também foram reposicionados e foi adicionada uma curva, logo no inicio da volta, que tem agora uma sequência esquerda / direita, ao invés da antiga longa curva 1.

Como habitualmente, o programa do fim-de-semana inicia-se na 6ª feira, com uma sessão de conhecimento de pista, mais conhecida como "shakedown". No Sábado começa a verdadeira ação, com duas sessões de treinos livres, seguidas da qualificação. Mais tarde, tem lugar a corrida, composta por 45 minutos mais uma volta, que será transmitida em direto no Eurosport a partir das 19.00 (hora Portuguesa).

 

Calendário Fórmula E 2019 / 2020:

  1. 22 de Novembro 2019 - Riade (Arábia Saudita)
  2. 23 de Novembro 2019 - Riade (Arábia Saudita)
  3. 18 de Janeiro 2020 - Santiago (Chile)
  4. 15 de Fevereiro 2020 - Cidade do México (México)
  5. 29 de Fevereiro 2020 - Marraquexe (Marrocos)
  6. 21 de Março 2020 - Sanya (China)
  7. 4 de Abril 2020 - Roma (Itália)
  8. 18 de Abril 2020 - Paris (França)
  9. 3 de Maio 2020 - Seoul (Coreia do Sul)
  10. 6 de Junho 2020 - Jakarta (Indonésia)
  11. 21 de Junho 2020 - Berlim (Alemanha)
  12. 11 de Julho 2020 - Nova Iorque (EUA)
  13. 25 de Julho 2020 - Londres (Reino Unido)
  14. 26 de Julho 2020 - Londres (Reino Unido)

 

PRINCIPAIS MUDANÇAS FÓRMULA E 2019/2020

  • Proibição de uso de motores duplos;
  • O Attack Mode permite agora aos pilotos utilizarem mais 10KW face à época passada, ou seja uma potência máxima de 235 KW, sendo que o número de ativações obrigatória poderá variar dependendo do circuito;
  • O Attack Mode deixa de ser permitido utilizar nos períodos de Full Course Yellow ou Safety Car, de forma a que a gestão da energia tenha um papel ainda mais importante para os pilotos;
  • Será retirado 1KW de energia disponível aos pilotos por cada minuto atrás do Safety Car;
  • O piloto mais rápido de cada grupo de qualificação receberá um ponto extra para o campeonato; 

 

FIA FÓRMULA E

A Fórmula E é o único campeonato FIA de monolugares 100% elétricos, que arranca este ano para a sua sexta temporada, depois de cinco anos marcados pelo sucesso, onde a inovação, o espetáculo e os ideais desta competição fizeram com que inúmeras marcas apostassem oficialmente na Fórmula E, casos da DS, BMW, Nissan, Audi, Jaguar, Porsche, Mercedes e Mahindra presentes.

As cinco temporadas ficaram marcadas pelo sucesso, fazendo o público vibrar, despertando a atenção de novos fãs, com corridas exclusivamente citadinas, bem no coração das principais cidades Mundiais.

A Fórmula E representa uma visão para o futuro da Indústria automóvel nos próximos anos, servindo de desenvolvimento ao redor do veiculo elétrico, acelerando o interesse geral nestes carros e promovendo a sustentabilidade. Operando como um campeonato "aberto", esta competição dá às marcas de automóveis a oportunidade de mostrar as suas inovações de energia elétrica num ambiente de corrida, com a possibilidade de projetarem carros com as especificações estabelecidas pela FIA.

O campeonato gira em torno de três valores fundamentais: energia, ambiente e entretenimento e é uma fusão de engenharia, tecnologia, desporto, ciência, design, música e entretenimento - tudo combinado para impulsionar a mudança em direção a um futuro elétrico e sustentável.