Rui Rocha triunfa em no Trial 4X4 em Moimenta da Beira

A segunda jornada do Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4) decorreu em Leomil, Moimenta da Beira. Num local conhecido como os Calhaus do Diabo”, um monte agreste de dificuldades naturais e muito técnicas.

Rui Rocha e Pedro Campas (Team Rj69) conseguiram o terceiro melhor tempo do prólogo e partiram de um bom lugar para a resistência, mas as marcas das provas anteriores e a falta de confiança fizeram a equipa de Arouca perder posições, chegando mesmo a estar no final da tabela. Com o decorrer da resistência e Toyota a dar uma boa resposta, o entusiasmo foi aumentando e a garra também. Contra todas as expectativas terminaram a resistência na primeira posição…quer na classe Super Proto, quer em termos absolutos.

Cláudio Ferreira (Auto Higino) sabe bem o que é superar os calhau do diabo”. Em 2019, com a vitória aqui, relançou a luta pelo título. Em 2021uma falha no motor do Crawler Mercedes limitou-lhe a corrida. Ainda assim terminou apenas com menos 1 volta do que o vencedor.

António Henriques (Lucrofusão) até partiu em primeiro e dominou durante quase toda a prova. Perto do final o azar bateu à porta e partiu o bloqueio. Terminou a prova sem tração à frente.

O ainda bicampeão da modalidade, Cláudio Ferreira, sai de Leomil na liderança do campeonato em termos absolutos e também em Super Proto.

António Silva segue invicto em Proto

Na classe Proto António Silva (Canelas Pneus) soma e segue. Em Moimenta da Beira começou a vencer durante a manhã, no prólogo, e continuou a saga vitoriosa à tarde, na prova. Ainda tentaram o pódio em termos Absolutos, mas ficaram pela 5ª posição.

Carlos Gomes (Rafael & Gomes) que em 2021 evoluiu para a classe Proto foi quem deu mais luta a António Silva. Ainda a adaptar-se a pistas mais duras do que estava habituado terminou a 1 volta do vencedor.

A completar o pódio da classe Proto fica Luís Bacelo (Oficina Bacelo) que não teve um dia nada fácil. Logo na primeira volta partiu o semi-eixo atrás e fez toda a prova só com tração à frente. Somou ainda problemas com a direção que o fizeram terminar na terceira posição.

Com 2 vitórias em 2 provas António Silva lidera confortável o campeonato com 51 pontos.

Luta a 2 na Extreme

Prova disputada entre António Moreira (Valclima) e Armando Sousa (Transgatão) na classe Extreme. No final levou a melhor António Moreira, repetindo assim o triunfo da primeira jornada.

Classes de Promoção bem representadas

Quem também repetiu o triunfo de Valongo foi Tiago Costa (SuperPrint). Em Moimenta da Beira completou 11 voltas à pista, mais 3 do que Pedro Pereira (Clean TT) que foi segundo classficado.

Rodrigo Daniel (Trovão Team) completou as mesmas 11 voltas de Nuno Urbano (Team Urbano & Urbano) mas foi 59 segundos mais rápido. Venceu assim a classe Fun.

Carlos Martins (Reciclopeças) regressou à competição e completou 8 voltas à pista de Moimenta da Beira na classe UTV/Buggy

O CPT4x4 2021 regressa já no próximo dia 21 de novembro com a 3ª etapa a acontecer em Vila Nova de Famalicão.

 

 

 

Absoluto

1.º Rui Rocha – Toyota Land Cruiser 17 voltas

2.º Claudio Ferreira – Crawler Mercedes 16 voltas

3.º António Henriques – Proto XS5 – 15 voltas

 

Super Proto

1.º Rui Rocha – Toyota Land Cruiser 17 voltas

2.º Claudio Ferreira – Crawler Mercedes 16 voltas

3.º António Henriques – Proto XS5 – 15 voltas

 

Proto

1.º António Silva – Proto XS5 – 14 voltas

2.º Carlos Gomes – Nissan Proto 13 voltas

3.º Luís Bacelo – Proto Oficina Bacelo 12 voltas

 

Extreme

1.º António Moreira – Nissan Patrol Turbo 7 voltas

2.º Armando Sousa – Nissan Patrol GR 5 voltas

 

Promoção

1.º Tiago Costa – Nissan Patrol 260 11 voltas

2.º        Pedro Pereira – Nissan Patrol y60 8 voltas

 

Fun

1.º Rodrigo Daniel – Nissan Patrol GR 11 voltas

2.º Nuno Urbano – Nissan Patrol GR -  voltas

3.º António Gomes – Jeep Cherokee -  voltas

 

UTV/Buggy

1.º Carlos Martins – Bombardier Can-am Maverick – 8 voltas