Emoções ao rubro no 1º dia do Super Seven by Toyo Tires em Jerez de La Frontera!

Foi com temperatura amena, ambiente festivo e o sol
a brindar a comitiva recorde do Troféu monomarca de maior longevidade do automobilismo nacional
que o Super Seven by Toyo Tires iniciou os trabalhos oficiais no Circuito de Jerez de La Frontera.
A manhã de sábado desta 4ª ronda da temporada arrancou com duas sessões de treinos cronometrados
extremamente competitivas, a que se seguiram duas emotivas corridas e um inédito momento. Em
todas elas, o plantel nacional registou a companhia dos concorrentes britânicos da 7 Race Series
promovida pela McMillan Motorsport, que como habitualmente trazem um colorido especial à
atividade desportiva e a tudo o que ocorre fora dela, embora a sua classificação não afete as contas do
campeonato.


Com um paddock apetrechado na dimensão e qualidade das estruturas, e a pista repleta de Caterham
graças à lista de inscritos composta por 50 carros, os sorrisos no rosto dos participantes eram
indisfarçáveis, pelas emoções registadas ao volante e as muitas histórias que serão carregadas na
memória. Uma delas, protagonizada por Luís Filipe Oliveira, que aproveitou o facto de ter vencido a
corrida inaugural entre os 275R (e com isso, a oportunidade de subir ao pódio) para realizar um pedido
de casamento. Muito aplaudido pelos presentes, o feito voltou a enfatizar o excelente ambiente que
se vive na competição da CRM Motorsport, até porque há coisas que só mesmo nas corridas... da
‘Família Seven’!


CORRIDA 1
Beneficiando do facto de saírem da 1ª linha da grelha, José Carlos Pires e Lourenço Monteiro
conseguiram segurar atrás de si os adversários na partida. Mas não tiveram vida fácil. Enquanto Pires
fazia de tudo para manter a liderança, Monteiro procurava defender-se dos ataques de um comboio
endiabrado encabeçado por Luís Calheiros Ferreira.
A luta entre o 3º e o 8º classificado acabou por deixar Pires mais confortável na frente, enquanto o duo
do Teaam Nuuorte composto por J. J. Magalhães e Diogo Costa ultrapassava de uma assentada o carro
#8 (Calheiros Ferreira). Na 2ª posição permanecia Lourenço Monteiro, que tinha à vista o 1º pódio da
sua carreira no Super Seven by Toyo Tires. Já Nuno Afonso e Paulo Macedo desentendiam-se quando
rodavam nos sete primeiros, hipotecando as suas hipóteses de traduzirem o bom andamento na
classificação.
Em sentido inverso caminhava a estratégia de Diogo Tavares, que começava a aproximar-se dos lugares
da frente. O piloto da Auto Restelo (Tavares) ultrapassou Diogo Costa e depois J.J. Magalhães para se
fixar no último lugar do pódio a poucos minutos da conclusão da corrida. Mas uma investida de J.J. na
derradeira volta traria mais uma surpresa, com o titular do Caterham #5 (Magalhães) a suar para reaver
um 3º posto que chegou a ser do colega de equipa Diogo Costa e que esteve sempre sob forte ameaça
de Luís Calheiros Ferreira!
No final, os 3º, 4º, 5º e 6º classificados (Magalhães, Tavares, Calheiros e Costa) terminaram separados
por uma diferença inferior a dois segundos, numa corrida vencida por José Carlos Pires, secundada por
Lourenço Magalhães e em que os pilotos portugueses ocuparam as oito primeiras posições da geral à
frente dos pilotos da 7 Race Series.
Atrás de Diogo Costa entre os 420R Pro, terminaram esta corrida Gonçalo Lobo do Vale, André Correia,
Bernardo Bello, António Nunes Almeida, Luís Lisboa, Duarte Lisboa, Nuno Santos, Paulo Costa, Paulo
Macedo e Nuno Afonso.
Na categoria 420R Gentleman, Nélson Gomes carimbou o seu 1º triunfo no Circuito de Jerez de La
Frontera, recebendo a bandeirada de xadrez na dianteira de José Kol Almeida e de André Matos.
Bertrand Rochout, Ricardo Pedrosa e Fernando Costa foram os 4º, 5º e 6º classificados desta classe.
Já nos 275R, destaque para Luís Filipe Oliveira, que voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio e
transformou-o no momento do dia pelas razões já referidas. O atual líder da competição, Francisco
Figueiredo, acabou a prova no 2º posto, após mais uma grande batalha contra Pedro Lacerda, 3º.
Miguel Couceiro, Frederico Brion Sanches, Paulo Duarte e Dominic Geary concluíram a classificação.


CORRIDA 2
Com os irmãos José Carlos e Nuno Pires a largarem das duas primeiras posições, a segunda corrida de
Sábado contava, desde logo, com mais um aliciante em torno desta disputa familiar. Os dois pilotos da
Speedy Motorsport arrancaram bem e inverteram as posições no início da prova, com vantagem para
Nuno. Mas eram acompanhados por Diogo Tavares, Nuno Afonso, Paulo Macedo (que havia marcado
o 3º tempo nos cronos) e Luís Calheiros Ferreira.
As primeiras voltas ficaram marcadas por esse amigável confronto e pela aproximação de Tavares ao
duo da frente. Quando José Carlos Pires finalmente agarrou o comando à terceira passagem pela reta
da meta, Nuno Pires caiu quase ao mesmo tempo para o 3º lugar, por troca com o piloto do Caterham
#7 (Tavares).
Estas posições manter-se-iam inalteradas durante quase toda a corrida. Até que um golpe de teatro, já
ao cair do pano, ditou que o derradeiro lugar do pódio seria entregue a Luís Calheiros Ferreira. O piloto
da CRM Motorsport (Calheiros Ferreira) ultrapassou Nuno Pires nos instantes finais da prova e o bom
andamento evidenciado ao longo do fim-de-semana foi recompensado com o troféu e a garrafa de
champanhe correspondentes ao 3º lugar.