GT3 Cup: “Passeio” de Carlos Vieira na primeira corrida em Jerez

Carlos Vieira esteve imparável, na manhã deste domingo, na primeira corrida da quarta jornada da GT3 Cup, no circuito de Jerez de la Frontera, ao deixar para trás toda a concorrência no final da primeira das 14 voltas e concluir as restantes em jeito de “passeio rápido”. No final, foi lacónico nas declarações: “Andei sempre a dar gás e claro que o objetivo era vencer a corrida”.

 

A animação estava reservada para os dois restantes lugares do pódio, num duelo que de início teve Francisco Carvalho, José Rodrigues e Vasco Barros como protagonistas. O primeiro a ficar arredado desse despique foi aquele último, sem dúvida um dos grandes animadores da corrida desde o arranque, mas o melhor estava reservado para depois, com Carvalho e Rodrigues a ultrapassarem-se mutuamente mais do que uma vez, para esse tira-teimas se desfazer com a meta à vista.

“Passei o Francisco Carvalho na última volta, por fora, na chicane, conquistando um segundo lugar muito importante para as contas do troféu. Mas não foi uma corrida fácil, dada a luta travada também com o Vasco Barros, o que me levou a perder tempo para o Carlos Vieira, cada vez a destacar-se mais lá na frente”, referiu o segundo classificado, enquanto Francisco Carvalho se dava apor satisfeito, face às circunstâncias da corrida: “Consegui chegar a segundo e depois fui-me embora, mas na terceira volta cometi um erro, tive uma pequena saída e o José Rodrigues aproveitou para se chegar perto. Travámos uma luta interessante e ele passou-me na última volta. Parabéns!”.

Na categoria GD, Jorge Areia destacou-se dos adversários para segurar um triunfo tranquilo, como comentou: “Apanhei um valente susto na primeira volta, quando o Alexandre Martins fez um ‘pião’ à minha frente, fazendo-me lembrar o sucedido em Portimão. A partir daí procurei fazer uma corrida tranquila numa pista difícil, adotando um ritmo mais moderado e sem pensar na classificação geral”. João Parreira, o segundo classificado da mesma categoria, não deixava de se revelar satisfeito com o desfecho da sua prova, mas lembrava: “De início consegui rodar junto do Jorge Areia e do José Barros, mas a partir do momento que fiquei com problemas de travões limitei-me a gerir a corrida e manter a minha posição”. Rui Silva conquistou o último lugar do pódio, destacando a dureza da corrida: “Posso dizer que estou satisfeito, mas foi uma corrida dura, pois um dos meus adversários diretos estava bastante agressivo, mas quanto ao resto tudo bem…”

Luís Rocha dominou a categoria AM, ao assumir o comando na primeira volta, altura em que Alexandre Martins fez um “pião” e caiu para os últimos lugares. “A partir do momento em que tal [pião] aconteceu, só me restava tentar recuperar o maior número de lugares possíveis e concluir a corrida, mas não foi de todo fácil”, contava Martins, que ainda conseguiu ser sétimo da classificação geral e segundo da categoria, cujo vencedor tinha muitas razões para se sentir feliz:

“Foi uma vitória fantástica. Andei sempre ao ritmo do Jorge Areias, que tem muito mais experiência do que eu, e o meu objetivo era ser primeiro na categoria. Portanto, só posso estar satisfeito…”. O piloto mais jovem (16 anos) da GT3 Cup, José Barros, cada vez mais adaptado ao Porsche 911, fechou o pódio da categoria AM, conquistando ainda o 9º lugar absoluto, mas o resultado soube-lhe a pouco…

“Fiz um ótimo arranque e depois impus o meu ritmo, mas nas últimas 2/3 voltas o motor começou a falhar um pouco e isso custou-me uma posição. De qualquer modo, estou muito satisfeito com a minha evolução”.

 

CORRIDA 1 (oficiosa)

1º, Carlos Vieira (PRO), 14 voltas

2º, José Rodrigues (PRO), + 12.959s

3º, Francisco Carvalho (PRO), + 13.195

4º, VLB Racing, Vasco Barros (PRO), + 14.489

5º, Jorge Areia (GD), + 59.105

6º, Luís Rocha (AM), + 1.01.318

7º, Alexandre Martins (AM), + 1.21.052

8º, Revislogos/João Parreira (GD), + 1.35.208

9º, MDriving Racing Team, José Barros (AM), + 1.38.845

10º, Monteiros Competições, Rui Silva (GD), + 1.42.767

11º, José Rocha (GD), + 1.43.440

12º, João Vieira (GD), + 1.50.897

13º, Pedro Branco (GD), a 1 volta

14º, MDRiving Racing Team, Afonso Vaz (AM), a 1 volta

15º, Miguel Caetano/João Posser (GD), a 1 volta

16º, José Oliveira (GD), a 1 volta

 

Melhor volta (3ª): Carlos Vieira, com 1.50.512