João Braga ganha corrida muito animada com uma recuperação espetacular
Integrada no ACDME Race Weekend que se realiza este fim de semana no Autódromo do Estoril, realizou-se mais uma jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300. Tal como sucedeu em Braga, foi autorizada a presença de público nas bancadas do Circuito do Estoril, algo possível apenas devido ao rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária da Direção Geral de Saúde por parte da ANPAC e dos organizadores, o ACDME.
Algumas ausências faca ao plantel que esteve no Circuito Vasco Sameiro, não impediram que a corrida dos 1300 fosse das mais entretidas da jornada matinal dedicada às provas realizadas sobre a égide da ANPAC.
Tiago Fino Vitorino voltou a não ser feliz e a “pole position” não foi capitalizada em vitória, uma vez mais porque a fiabilidade do “jovem” Mini 1275 GT não quis ajudar o piloto de Leiria. Foi o primeiro líder, mas volvidas duas voltas, o carro britânico perdeu andamento e assumiu a liderança Carlos Cruz (Datsun 1200).
Que a perdeu na volta seguinte para João Braga (Datsun 1200) que se manteve no comando até á sétima volta quando fez um pião à saída da parabólica interior. Assumiu a liderança o Citroen AX de Luís Mendes. Caindo para o 4º lugar, João Braga arregaçou nas mangas e encetou recuperação fantástica até reassumir a liderança na 9ª volta, passando por Carlos Cruz e por Luís Mendes.
Estava decidida a corrida, com João Braga a ganhar à geral e nos H75, secundado por Carlos Cruz à geral e na categoria, ambos ao volante do Datsun 1200. O pódio ficou fechado com o Citroen AX de Luís Mendes, vencedor entre os Legends, na frente do Toyota Starlet 1.3 de Paulo Mendes, do Peugeot 106 Rally de Cláudio Pereira e o MG Metro de Paulo e Miguel Miguel.
Nos H71, o Datsun 1200 Deluxe de Francisco Cardoso foi o vencedor enquanto que nos H71 1000, Paulo Spínola ganhou com o Fiat 127, seguido de Carlos Maciel (Austin Mini Cooper) e Veloso Amaral (Datsun 1000). Nos Legend com motores até 1000 c.c., Abel Marques venceu com o Autobianchi A112).
Finalmente, no aguerrido Desafio ANPAC, Manuel Alves levou a melhor sobre António Areal e David Vieira, todos ao volante do Fiat Punto 85, no final de uma corrida espetacular entre os Punto, que monopolizaram o Top5 da corrida da categoria, com Tiago Santos e Marco Moura. Miguel Barbosa (Toyota Starlet) e Rui Silva (Fiat Punto 85) fecharam as contas do Desafio ANPAC.
A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, será realizada às 17h50, uma vez mais com transmissão em direto no Facebook da ANPAC.