A grande prova de regularidade histórica está de regresso.
A 16ª edição das 500 Milhas ACP, terá lugar a 10 e 11 de setembro, com todas as regras implementadas para esta prova no ano passado que irão permitir que existam todas as condições de segurança para o desenrolar do rally.
O bom estado dos pisos e das estradas escolhidas que incluem parte da Estrada Nacional 2, assim como a beleza dos cenários naturais que atravessa, motivam o ACP Clássicos a continuar a realizar esta prova há 15 anos. Um rally de regularidade histórica dedicado a automóveis construídos até ao final de 1974, período este que melhor se enquadra no espírito e ritmo desta prova em formato de maratona.
Pode dizer-se em abono da verdade que a N2 integra anualmente uma boa parte do percurso da prova, mas o "road book" apresenta sempre novidades como partes da Serra da Arrábida e da Lousã. A competição dá lugar ao prazer de condução por caminhos em que a dureza do trajeto está no tempo que demora a cumprir, um desafio imperdível para muitos colecionadores que vêem nesta prova uma excelente oportunidade para fazerem sair as suas máquinas da garagem.
Tal como os automóveis participantes, alguns deles a caminharem para um século de vida, as 500 Milhas ACP são uma viagem no tempo ao encontro da história, cultura e tradições, nas mais diversas regiões que atravessa, ao longo de mais de 700 quilómetros e 16 horas.
É já nos dias 10 e 11 de setembro que a 16ª edição das 500 Milhas ACP vai para a estrada, com partida de Cascais e chegada a Aveiro. O trajeto passa pela Arrábida, Coruche, Sertã, Góis, Caramulo e Águeda para terminar em Aveiro. Durante a prova serão cumpridas todas as regras em vigor e todos os cuidados de modo a que a mesma decorra sem problemas nesta fase.
Programa | 10 e 11 de setembro
10 de setembro
15h/19h - Verificações - Cascais
11 de setembro
06h31 - Partida do primeiro concorrente
13h30 - Almoço
21h45 - Chegada do primeiro concorrente
22h00 - Jantar e entrega de prémios - Aveiro
A organização poderá aceitar, sob proposta, viaturas construídas em data posterior, desde que o modelo específico (incluindo motorização) tenha iniciado a sua produção antes de 31 de dezembro de 1974. Exemplo: o Ford Capri II 1600 GT de 1975 começou a ser produzido ainda em 1974, pelo que poderá ser aceite.