Desempenho perfeito para trio no Constálica Rallye Vouzela

Chegou ao fim mais uma edição do Constálica Rallye Vouzela, com os triunfos de Vítor Pascoal (geral e Campeonato Nacional de GT Ralis), André Cabeças (Campeonato Centro de Ralis) e José Loureiro (Prova Extra – X5). A prova do Gondomar Automóvel Sport, promovida pela Promolafões, foi disputada sob intenso calor, dentro e fora das classificativas.

Aos comandos de um Porsche 911 GT3 Cup, a dupla formada por Vítor Pascoal e Ricardo Faria foi a mais rápida no contexto global e vencedora da prova pontuável para o Campeonato Nacional de GT Ralis. O piloto de Baião a residir em Amarante, colecionou no Constálica Rallye Vouzela, o seu terceiro triunfo, à semelhança de Ricardo Faria.

Vítor Pascoal, que já havia ganho em 2017 e 2018 – o navegador Ricardo Faria também venceu em 2018, 2020 (este com Carlos Matos) –, liderou de fio-a-pavio a prova do GAS, tendo sido secundado pela equipa André Cabeças e Bino Santos, que conduziu o Mitsubishi Mirage Evo ao lugar mais alto do pódio na competição referente ao Campeonato Centro de Ralis (CCR).

O piloto de Lisboa ocupou praticamente a liderança no CCR, apenas não logrou o triunfo na primeira passagem por Senhora do Castelo/Constálica, com Pedro Silva e Nuno Rodrigues da Silva, em Peugeot 208 VTI R2B a intrometer-se com raça e determinação na luta pelo primeiro lugar, registando o melhor tempo nos 6.05 km da especial.

Previamente avisado do entusiasmo do piloto proveniente de Vila Velha de Rodão, André Cabeças desferiu um ataque cirúrgico nos 13,5 km da segunda especial do dia, Penoita/SIN Profile, para passar a comandar as operações a seu bel-prazer, não se deixando surpreender com a ofensiva de Pedro Silva, assinando um excelente segundo lugar final.

Antes, porém, o piloto da região albicastrense ainda passou por alguns calafrios quando, na primeira passagem pela classificativa de Penoita/SIN Profile, viu-se relegado para o terceiro posto, ultrapassado por José Gomes e Bruno Pedrosa, em Renault Clio R3, segundos mais rápido.

O mesmo cenário aconteceu na especial seguinte, com André Cabeças a “passear” a performance, seguido de José Gomes e Pedro Silva, com as duplas Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo VII) e Nuno Mateus/Roberto Santos (Mitsubishi Lancer Evo VI) a ocuparem, respectivamente, na quarta e quinta posição, respectivamente.

Com a luta pela segunda posição ao rubro, a segunda passagem por Penoita/SIN Profile ditou alguns contratempos, sobretudo para José Gomes com problemas no carro da marca francesa do losango, a cair para a 4.ª posição da geral, com especial benefício de Pedro Silva e Luís Mota que passaram para segundo e terceiro, respectivamente.

Pedro Silva triunfa nas Duas Rodas Motrizes

Até ao final da prova, as posições não se alteraram. André Cabeças conduziu com sucesso o Mitsubishi Mirage Evo ao lugar mais alto do pódio, com o tempo total de 35m44,2s, relegando para o degrau intermédio Pedro Silva, a 1m09,6s – o piloto de Vila Velha de Rodão venceu as Duas Rodas Motrizes –, cabendo a Luís Mota ocupar o mais baixo, a 1m19,5s, ao passo que José Gomes encerrou a sua prestação às portas do pódio, a 1m26,1s do topo da pauta classificativa.

A dupla formada por Miguel Carvalho e António Reis, em Peugeot 206 GTi, terminou na quinta posição, a 2m08,7s, com Viana Martins e Gonçalo Palmeira, em Renault Clio 3 RS, a ocuparem o sexto lugar, a 2m18,7s dos vencedores.

Mário Castro e Ricardo Cunha (Ford Fiesta 1.0 Ecoboost), Ricardo Coelho e Pedro Santana (Toyota Starlet 1.3), Hélder Cordeiro e Bruno Pereira (BMW M3 Coupe) e Luís Martins e Paulo Marques (Peugeot 208 R2), encerraram o “top ten”. Concluíram a prova do Campeonato Centro de Ralis mais 15 equipas.

Conforme já referimos, a prova do Campeonato e Portugal GT de Ralis teve o condão de ser conquistada por Vítor Pascoal e Ricardo Faria, com o segundo lugar a ficar na posse de Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, em Porsche 911 GT3 Cup – 10.º à geral – a 4m14,3s.

Finalmente, na Prova Extra – X5, a vitória sorriu a José Loureiro. Navegado por Nuno Alves, o piloto do Renault Clio RS R3T, que enfrentou com mestria as exigências do Constálica Rallye Vouzela, concluiu a prova com o tempo total de 26m58,9s.

A segunda posição fi conquistada por António Santana e Pedro Pereira, aos comandos de um Mitsubishi Evolution X, a 19m30s dos vencedores, enquanto a formação Rui Custódio e José Azevedo, ao volante de um Renault Clio R3T, finalizou a sua participação na prova do GAS no terceiro posto, a 25m80s.

Os abandonos por avaria, saída de estrada ou por outro motivo qualquer, fazem parte integrante dos ralis em qualquer pare do mundo e o Constálica Rallye Vouzela não foi excepção.

O mais aparatoso abandono foi registado por Tiago Pereira e Fernando Pereira, ao volante e um 205. Filho e o pai nãi evitaram uma saída de estrada na primeira passagem pela classificativa de Penoita/SIN Profile e tiveram de abandonar. Por motivos de precaução, dado o impacto da saída da viatura, piloto e navegador foram observados numa unidade hospitalar.

Também Raul Aguiar e Pedro Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VIII), Eduardo Veiga e Inês Veiga (Ford Escort MK II), entre outros, ficaram de fora da prova muito cedo por avaria nas suas viaturas

António Cabrita Grade homenageado

A cerimónia final do Constálica Rallye Vouzela ficou marcada por uma homenagem ao médico António Cabrita Grade, figura incontornável na região e no país, que assumiu as funções de responsável clínico nas edições anteriores da prova promovida pela Promolafões, falecido na semana anterior à competição.

Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Sérgio Matos, CEO da Constálica, e José Correia, responsável pela Promolafões, Paula Marques, administradora da Constálica, entregaram à esposa e filha do saudoso António Cabrita Grade um quadro em forma de agradecimento pela amizade e colaboração que sempre prestou à comunidade vouzelense e da região de Lafões, como também ao Constálica Rallye Vouzela.