Campeonato de Portugal de Karting KIA ao rubro após jornada no Bombarral

Martin Rodrigues, Martim Gomes, José Pedro Pinto, Guilherme Morgado, Martim Meneses, Francisco Macedo, Noah Monteiro, Luís Alves, Frederico Peters, João Fernandes, Rui Chagas, Ricardo Borges, Hugo Marreiros, Nuno Portela e Paulo Martins venceram na quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA.

O Campeonato de Portugal de Karting KIA prosseguiu este fim de semana, com a realização da quarta jornada dupla, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME. Foram 89 os pilotos que proporcionaram excelentes corridas e deixaram a competição ao rubro, antes da quinta e última prova, agendada para o Kartódromo Internacional de Braga e que se realizará dentro de duas semanas.

 

Categoria X30

Com 29 pilotos em pista, no primeiro dia de competição, João Miguel Oliveira foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Henrique Cruz venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 17 voltas, Henrique Cruz largou da pole position mas Luís Alves arrancou melhor e colocou-se na frente de todo o pelotão, construindo depois uma importante vantagem que geriu até ao final. Com mais uma vitória, o piloto de Guimarães reforça o seu comando do CPK. Henrique Cruz foi o mais direto adversário do vimaranense na Final, terminando no 2.º lugar, enquanto Mariana Machado fez uma excelente recuperação até ao derradeiro lugar do pódio. Diogo Martins terminou muito perto da piloto minhota, com Luís Leão a subir seis posições para terminar no 6.º posto, na frente de João Miguel Oliveira, Gabriel Caçoilo e Jesse Doorgeest (Kart Republic), que registou a volta mais rápida da corrida (46,169s). Também dentro dos 10 primeiros terminaram Mário Borges e Francisca Aguiar, enquanto Santiago Ribeiro viu a bandeira de xadrez dentro do top-10, mas uma penalização levou o piloto da Ericeira a cair para o 14.º lugar. Nos Master, João Fernandes conseguiu uma importante vitória para as contas do seu campeonato, com Pedro Paiva no 2.º lugar e Rui Chagas a ser, desta vez, obrigado a abandonar.

No segundo dia de competição, João Miguel Oliveira voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 17 voltas, João Miguel Oliveira largou da pole-position e liderou as primeiras duas voltas, tendo depois Frederico Peters passado para o comando para não mais o largar e assim festejar mais uma vitória para o campeonato, que lhe permite continuar na luta pelo título.

Jesse Doorgeest e Gabriel Caçoilo completaram o pódio, enquanto Tomás Caixeirinho e Henrique Cruz encerraram o top-5, com João Miguel Oliveira a terminar logo a seguir. Contudo, o piloto da Batalha foi penalizado e caiu para o nono lugar, pelo que a sexta posição ficou na posse de Luís Leão (Kart Republic) – que rubricou a volta mais rápida em 46,080s – e Duarte Pinto Coelho foi sétimo classificado.

Francisco Serôdio (Kart Republic), arrancou da 17.ª posição, mas fez uma boa corrida e viu a bandeira xadrez num excelente 8.º lugar, enquanto Mariana Machado voltou a encerrar o top-10.

Rui Chagas voltou a vencer na categoria X30 Master, seguindo-se João Fernandes e Pedro Paiva, respetivamente.

 

Categoria X30 Super Shifter

Ricardo Borges foi o mais rápido nos treinos cronometrados no primeiro dia de competição e venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 15 voltas, Ricardo Borges voltou a arrancar da pole-position e dominou por completo até à bandeira xadrez, colecionando mais um triunfo à geral e na Sénior, com a volta mais rápida em 44,529s.

Hugo Marreiros – 1.º Master –, Rodrigo Lessa – 2.º Sénior – e André Serafim – 2.º Master – travaram uma luta muito interessante e foram os segundo, terceiro e quarto classificados, respetivamente, enquanto Miguel Ramos – 3.º Sénior – fechou o top-5, na frente de Vasco Lázaro – 3.º Master –, Rita Teixeira – 4.ª Sénior –, João Barros – 4.º Master –, Kevin Saraiva – 5.º Sénior – e de Nuno Portela, que encerrou o top-10 e venceu entre os Gentleman.

Vasco Monory – 6.º Sénior – foi o 11.º classificado, seguindo-se Bruno Frota – 5.º Master –, Ricardo Alves – 7.º Sénior –, Paulo Martins – 2.º Gentleman – e Joaquim Rocha – 3.º Gentleman. Sérgio Carvalho – 4.º Gentleman – foi forçado a abandonar, assim como Márcio Moreira – 6.º Master – e Elias Barros – 7.º Master, definitivamente sem sorte o piloto de Paredes neste primeiro dia de prova.

No segundo dia de competição, Rodrigo Lessa foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Ricardo Borges venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 15 voltas, Ricardo Borges largou da pole-position, mas foi Miguel Ramos a assumir a liderança na qual se manteve até à 6.ª volta, altura em que Ricardo Borges passou para o comando. Parecia que o piloto da Maia iria somar mais uma vitória, mas na última volta e bem perto da linha da meta, André Serafim acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez e a festejar a vitória à geral e na Master, tendo Ricardo Borges garantido a segunda posição e a vitória na Sénior.

Miguel Ramos completou o pódio – 2.º na Sénior –, enquanto Hugo Marreiros – 2.º na Master –, que rubricou a volta mais rápida em 44,755s – e Elias Barros – 3.º na Master – fechou o top-5, com Rita Teixeira a terminar logo a seguir, sendo 3.ª classificada na Sénior.

João Barros garantiu o sétimo lugar – 4.º na Master – e Paulo Martins a oitava posição, vencendo na classe Gentleman, seguindo-se Kevin Saraiva – 4.º Sénior – e Márcio Moreira, quinto na Master.

Nuno Portela recuperou seis posições para ser 11.º classificado e 2.º na Gentleman, na frente de Vasco Monory – 5.º Sénior –, Vasco Lázaro – 6.º Master, mas rodou em quinto à geral –, Bruno Frota – 7.º Master –, Ricardo Alves – 6.º Sénior. Joaquim Rocha – 3.º Gentleman – e Sérgio Carvalho – 4.º Gentleman – foram forçados a abandonar no último terço da corrida e Rodrigo Lessa – 7.º Sénior – também foi obrigado a desistir logo à passagem da quarta volta.

 

Categoria Júnior

No primeiro dia de competição, Francisco Macedo foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 17 voltas, Francisco Macedo voltou a partir da pole-position e manteve-se sempre na liderança, para festejar mais uma vitória, com a volta mais rápida em 48,410s.

Pedro Cachada – que foi o principal opositor de Francisco Macedo – garantiu de forma tranquila a segunda posição e Noah Monteiro completou o pódio, mas com Santiago Alves ‘colado’ à traseira do seu kart. Junho Kim fechou o top-5, seguindo-se Diogo Castro, Yllenia Sendon, Rodrigo Vilaça, Nathan Dantas, Frederico Pinto Coelho e Tomás Teixeira, respetivamente.

No segundo dia de competição, Santiago Alves foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Noah Monteiro venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 17 voltas, Noah Monteiro partiu da pole-position e manteve-a até final, com a volta mais rápida em 48,629s, mas muito pressionado por Santiago Alves e Rodrigo Vilaça que completaram o pódio. Junho Kim foi um solitário quarto classificado e na luta pelo quinto lugar Francisco Macedo levou a meçhoir sobre Nathan Dantas. Pedro Cachada terminou na sétima posição, na frente de Diogo Castro, YYleenia Sendon, Frederico Pinto Coelho e Tomás Teixeira.

Categoria X30 Mini

O madeirense Martim Meneses foi o mais rápido nos treinos cronometrados do primeiro dia de competição e o espanhol Manuel Míguez Gayoso venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 15 voltas, o espanhol Manuel Míguez Gayoso partiu da pole-position, tendo Martim Marques a seu lado na grelha de partida. Da segunda linha, arrancaram João Barros e Gustavo da Silva.

O piloto espanhol liderou até à quarta volta, altura em que passou João Barros para o comando, tendo, no entanto, Manuel Míguez Gayoso recuperado a primeira posição na 14.ª e penúltima volta. Contudo, quem se revelou mais forte no final foi Martim Meneses, que depois de arrancar da 13.ª posição, foi recuperando até ver a bandeira xadrez no primeiro lugar e com a volta mais rápida em 52,200s, tendo Manuel Míguez Gayoso e João Barros garantido, respetivamente, os restantes lugares do pódio.

Romeu Mello assegurou a quarta posição, com Martim Marques, Gabriela Teixeira e Diogo Caetano a cruzarem, por esta ordem, a meta imediatamente a seguir.    

Gustavo da Cunha, que ainda rodou na terceira posição, foi oitavo classificado, na frente de Gustavo da Silva e de Xavier Lázaro que encerrou o top-10, na frente de Afonso Lopes, Tomás Fernandes e Tomás Lobo, enquanto António Macedo não alinhou.

No segundo dia de competição, Martim Meneses foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 15 voltas, Martim Meneses voltou a arrancar da pole-position e esteve novamente muito forte, tendo, contudo, na primeira metade da corrida a oposição de João Barros, mas depois ganhou mais vantagem e geriu-a até final, para somar mais uma vitória, com a volta mais rápida em 52,446s.

João Barros garantiu o segundo lugar e logo a seguir terminou o espanhol Manuel Míguez Gayoso na terceira posição.

A discussão pelo quarto lugar envolveu cinco pilotos, com Gustavo da Cunha (que arrancou do 14.º posto) a ser o mais bem-sucedido, na frente de Martim Marques, Gustavo da Silva, Diogo Caetano e Gabriela Teixeira. Romeu Mello assegurou o nono lugar e Afonso Lopes fechou o top-10.

Numa luta igualmente interessante, Xavier Lázaro foi 11.º classificado, seguindo-se António Macedo, Tomás Lobo, enquanto Tomás Fernandes foi forçado a abandonar à passagem da quarta volta.

Categoria Cadete 4T

No primeiro dia de competição, o ‘rookie’ José Pedro Pinto foi o mais rápido logo na sessão de treinos cronometrados e na manga de qualificação venceu Guilherme Morgado. Na Final, disputada em 11 voltas, Lourenço Rocha partiu da pole position, mas Francisco Correia assumiu o comando da corrida durante as primeiras cinco voltas. Lourenço Rocha ainda passou pela liderança, mas José Pedro Pinto conseguiu ultrapassar os seus adversários na fase final e, assim, garantiu a vitória logo na primeira Final da sua carreira. Também muito aguerridos, Francisco Correia e Lourenço Rocha terminaram logo atrás, separados por apenas 0,2s entre si. Leonor Rocha também voltou a mostrar um bom andamento e ficou muito perto de um lugar no pódio, com Vasco Oliveira a completar o top 5 na corrida decisiva. Duarte Rodrigues (6.º) e Francisco Oliveira (7.º) cortaram a linha de meta praticamente colados, com Francisco Iglesias no 8.º posto, numa corrida onde Guilherme Morgado e João Francisco foram obrigados a abandonar.

No segundo dia de competição, Leonor Rocha, foi a mais rápida nos treinos cronometrados e Guilherme Morgado venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 11 voltas, Guilherme Morgado arrancou da pole-position, mas foi Leonor Rocha a comandar as primeiras duas voltas, tendo na terceira volta Guilherme Morgado assumido a liderança para não mais a largar e festejar assim a sua segunda vitória em Finais esta temporada, com a volta mais rápida em 58,759s. Leonor Rocha deu excelente réplica e foi uma meritória segunda classificada.

José Pedro Pinto completou o pódio, enquanto Lourenço Rocha e Francisco Correia fecharam o top-5. Vasco Oliveira foi sexto classificado, na frente de Duarte Rodrigues, Francisco Iglésias, João Francisco e Francisco Oliveira.

Categoria Iniciação

Martim Gomes foi, no primeiro dia de competição, o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 5 voltas, Martim Gomes voltou a partir da pole-position, mas na penúltima volta foi Vicente Correia a assumir a liderança, tendo depois, na última volta, Martin Rodrigues chegado ao comando para não mais o largar e festejar assim a sua primeira vitória e logo na sua prova de estreia no Campeonato de Portugal de Karting.

Martim Gomes e Vicente Correia (que rubricou a volta mais rápida em 1m20,061s) terminaram praticamente ‘colados’ nas segunda e terceira posições, respetivamente, sucedendo o mesmo com Guilherme Santos e Gabriel Guimarães, que encerraram, por esta ordem, o top-5. Diogo Baptista cruzou a meta no sexto lugar e Lourenço Antunes, que teve problemas no início da corrida, foi sétimo classificado.

No segundo dia de competição, Martim Gomes, foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Lourenço Antunes revelou-se mais forte na manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 5 voltas, Lourenço Antunes partiu da pole-position e liderou as primeiras duas voltas, tendo depois passado para o comando Martim Gomes que não mais o largou até final, para assim festejar a sua quinta vitória em Finais do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Iniciação.

Lourenço Antunes garantiu o segundo lugar, com a volta mais rápida em 1m20,155s, enquanto Guilherme Santos venceu o duelo com Vicente Correia pelo terceiro lugar. Vicente Correia terminou assim na quarta posição e Diogo Baptista fechou o top-5. Os ‘rookies’ Martin Rodrigues e Gabriel Guimarães foram forçados a abandonar, mas mostraram nesta prova que são mais duas jovens promessas para o Karting nacional.

A quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 2 e 3 de outubro e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização a cargo da ACDME.