José Rodrigues não deu hipóteses na primeira corrida em Portimão

José Rodrigues foi o grande triunfador, este sábado, na primeira corrida da segunda jornada da GT3 Cup, no Autódromo Internacional do Algarve, ao terminar com uma vantagem de 7.918s sobre Carlos Vieira, o autor da ‘pole’ e grande rival nesta jornada algarvia, na qual Jorge Areia, terceiro classificado, também esteve em evidência.

O previsível duelo entre Rodrigues e Vieira cedo se desvaneceu, a partir do momento em que este último não pôde contar com o seu Porsche a cem por cento, o que o levou a oscilar entre voltas rápidas e outras a um ritmo bastante inferior. Quem aproveitou essas fragilidades foi Jorge Areia, que depois de ter feito uma boa largada não mais perdeu contacto com os lugares de topo. Lá na frente, José Rodrigues, com uma estratégia perfeita, ganhou um pecúlio precioso para gerir a liderança a seu belo prazer. Vieira minimizou os prejuízos com o segundo lugar, enquanto Francisco Carvalho, outros dos candidatos à discussão da vitória, se atrasou na volta inicial e necessitou de fazer uma corrida ao ataque para superar o jovem Vasco Barros, que também foi um dos animadores da jornada e acabou num apetecível quinto lugar final.

Como se disse, Jorge Areia não deu hipóteses à concorrência da categoria GD, enquanto Luís Rocha, muito certinho, somou um saboroso triunfo na categoria AM.

A segunda corrida desta segunda jornada da época da GT3 Cup disputa-se este domingo (09h30) e também poderá ser acompanhada em livestreaming:

https://facebook.com/102555911921098/videos/920997615421524/

CORRIDA 1

1º, José Rodrigues (PRO), 14 voltas

2º, Carlos Vieira (PRO), a 7.918s

3º, Jorge Areia (GD), a 19.171

4º, Francisco Carvalho (PRO), a 25.808

5º, VLB Racing, Vasco Barros (PRO), a 29.317

6º, Luís Rocha (AM), a 43.893

7º, MDriving Racing Team, Mário Silva (PRO), a 1.03.708

8º, João Vieira (PRO), a 1.18.801

9º, Revislogos, João Parreira (GD), a 1.39.363

10º, MDriving Racing Team, Alexandre Martins (AM), a 1.49.517

11º, Hélder Moura (PRO), a 1 volta

12º, Monteiros Competições, Alfredo Barros (AM), a 1 volta

13º, Monteiros Competições, Rui Mirita (GD), a 1 volta

14º, José Oliveira (GD), a 1 volta

15º, MDriving Racing Team, Nuno Mousinho (AM), a 1 volta

16º, Miguel Caetano (GD), a 1 volta

Volta mais rápida: Carlos Vieira, 1m49.850s

As reações dos Pilotos

José Rodrigues (1º): “Foi uma corrida muito dura psicologicamente. Na primeira volta observei o andamento do Carlos [Vieira] e constatei que estava lento, ultrapassando-o. A seguir imprimi um ritmo forte durante duas ou três voltas para conseguir uma boa vantagem. Depois geri os pneus, que eram usados, e será um grande trunfo para a próxima corrida. No segundo fim de semana com um carro de tração atrás conseguir uma ‘pole’ e uma vitória é a cereja no topo do bolo”.

Carlos Vieira (2º): “Foram problemas atrás de problemas no carro. Durante quatro voltas ainda andou mais ou menos, depois não tinha pressão de óleo. Ainda cheguei a ter esperanças de alcançar o Zé [Rodrigues] e estive quase, mas com aqueles problemas o meu objetivo passou a ser gerir o segundo lugar até ao fim”.

Jorge Areia (3º): “Fiz um bom arranque, curvei em terceiro, depois houve uma fase em que cheguei a ser segundo, até baixar para o último lugar do pódio. Acho que fiz uma boa corrida. Venci a minha categoria e estou imensamente feliz”.

Francisco Carvalho (4º): “Na partida deixei o Jorge Areias ‘meter’, para evitar um acidente. Depois levei um ‘toque’ e o Vasco Barros aproveitou para me ultrapassar. Entretanto, fiz um ‘pião’ e a minha corrida acabou aí, pois perdi muito tempo. Ainda consegui recuperar até ao terceiro lugar, mas depois do erro que cometi já não havia volta a dar”.

Vasco Barros (5º): “O que posso dizer? Foi uma corrida fixe. Nem me lembro bem o que sucedeu, porque esqueço as coisas com facilidade, mas gostei”.

Luís Rocha (6º): “Correu tudo bem, na primeira vez que andei nesta pista. Com o calor que estava foi duro, mas geri a corrida da melhor forma possível, para cumprir o objetivo: rodar e chegar ao fim”.

Mário Silva (7º): “Diverti-me o melhor possível, numa corrida algo acidentada, pois levei um ‘toque’ de traseira na primeira volta e fiz dois ‘piões’. A partir de então, fiz uma corrida de trás para a frente. Foi pena o que aconteceu, não é que fosse vencer, mas seguramente que ficaria melhor classificado. Guiei este carro pela primeira vez e gostei da experiência”.

João Vieira (8º): “A prova correu muito bem, bastante melhor do que eu poderia esperar. De certeza que fiquei atrás do Areias [Jorge], o que é ótimo”.

João Parreira (9º): “Fiz um mau arranque e demorei muito tempo a passar quatro ou cinco adversários. A partir daí fiquei sozinho e foi só aguentar. Os adversários diretos partiram melhor do que eu, mas esta também foi, em Portimão, só a primeira corrida da minha vida”.

Alexandre Martins (10º): “Tive problemas de travões e como alinhei com pneus usados, a partir de certa altura passei por grandes dificuldades. Aguentei, mas foi complicado”.

Hélder Moura (11º): “Foi uma adaptação difícil, pois não estou habituado a este tipo de carros. Tive dificuldade com o ritmo na corrida e senti dificuldades em controlar o carro. Enfim, faz parte da adaptação”.

Alfredo Barros (12º): “Nunca tinha corrido de Porsche e diverti-me, além de ter sido a primeira vez aqui em Portimão. Deixei passar alguns amigos e se calhar não o devia ter feito…”

Rui Mirita (13º): “Gostei bastante, mas a partir do meio da prova correu tudo menos bem. Falhei uma passagem de caixa e o meu concorrente direto [João Parreira] aproveitou para me ultrapassar”.

José Oliveira (14º): “Correu bem e cumpri os objetivos. Quando assim é… está tudo bem”.

Nuno Mousinho (15º): “Diverti-me, aprendi bastante e fiz a corrida a pensar nas próximas aqui nesta mesma pista”.

Miguel Caetano (16º): “Na minha estreia absoluta como piloto estava a divertir-me bastante com um carro de corridas a sério. Seguia num grupo animado de quatro ou cinco pilotos e um deles deu-me um ‘toque’. Resultado: fiz um ‘pião’ e ficou estragada a parte final da minha corrida. Foi pena, porque estava a divertir-me muito”.

PROGRAMA

Domingo (13 junho)

09h30/09H55 – Corrida 2 (25’)

https://facebook.com/102555911921098/videos/920997615421524/