Os portugueses na 10ª Etapa do Dakar

Os pilotos portugueses continuam na luta no Dakar 2021. A exigência da prova tem posto à prova a capacidade de todos.

Ricardo Porém e José Monteiro foram 37º na etapa e caíram uma posição na geral para o 21º lugar: "Hoje o dia foi para esquecer. Dois furos, alguns problemas com a navegação e dores de cabeça fortes não me permitiram encontrar um ritmo positivo para a 10° etapa do Dakar. São dias que fazem parte de uma prova como esta, mas que nunca gostamos que nos aconteçam. Amanhã é outro dia, uma especial grande e continua tudo em aberto para o nosso objetivo", disse Ricardo Porém.

Filipe Palmeiro navegador de Beneditkas Vanagas foi 12º na etapa e sobe para 11º na classificação geral. José Marques, co-piloto de Gintas Petrus foi 39º na etapa e ocupa a 31ª posição da geral.

Entre os SSV, a dupla Lourenço Rosa e Joaquim Dias foi 17ª na etapa e está neste momento no 11º lugar da classificação geral: "Cumprimos mais um dia, as maiores dificuldades prendem-se com o pó que é levantado pelos outros concorrentes, a nossa ordem de saída é agora um pouco mais para trás e isso leva a que tenhamos menos visibilidade. Estamos contentes com o resultado, rodamos bem, não furámos, viemos sempre prudentes e terminamos na décima quarta posição dos SSV, mas já temos os olhos fixados na chegada. Faltam dois dias, e ambos estamos já cheios de saudades das nossas famílias e a pensar na viagem de regresso. Ainda gostávamos de terminar dentro do grupo dos 10 primeiros, mas isso já não depende apenas do nosso andamento, vamos fazer o nosso papel e no final logo veremos”, disse Lourenço Rosa.

Rui Carneiro e Filipe Serra foram 19ºs e são agora 27º da geral.