Início da temporada para o Group1 Portugal com 29 inscritos

O Group1 Portugal regressa este fim-de-semana de 4 e 5 de Maio. A competição regressa ao formato de duas corridas de 40 minutos, podendo os dois pilotos participar em ambas as provas.

Na Group 1 Portugal, são recordadas as fabulosas corridas do Grupo 1 dos anos 80, através de uma competição de custos controlados que tem vindo a crescer sustentadamente nos últimos anos, onde em 2019 se esperam ainda mais carros novos tentando bater o número recorde de inscritos de 2018.

A prova de Braga será o regresso do Group1 Portugal às provas de Endurance, com duas provas de 40 minutos em conjunto com o Troféu Mini, onde a estratégia e a ligação da equipa com os pilotos será o mais importante para que o objectivo de chegar ao lugar mais alto do pódio seja cumprido.

Com 29 inscritos na competição, 37 se contarmos com os Minis, espera-se uma primeira prova muito animada. As lutas pelas primeiras posições serão disputadas integralmente por modelos ingleses, com seis Ford Escort RS 2000 e os três Jaguar XJS em competição.

Destes, de destacar as estreias de Rodrigo Macedo / António Gago, vindos do Troféu Mini, André Castro Pinheiro e Paulo Vieira que vêm da Formula Ford. Já Henrique Correia e Paulo Ribeiro estreiam-se nas competições em circuito.

Por outro lado, os três primeiros classificados de 2018, voltam a marcar presença com Carlos Dias Pedro / Ricardo Pereira, Fernando Gaspar e Fernando Mayer Gaspar e Filipe Martins com João Diogo Lopes.

Também os Jaguares de Luís Sousa Ribeiro e José Mota regressam desta vez na companhia do novo Jaguar de André Castro Pinheiro. Ainda nesta categoria, os irmãos José e António Fresco vão tentar recuperar o título que conquistaram em 2017 e que em 2018 foi para Luís Sousa Ribeiro.

No entanto, a animação não será apenas pelos primeiros lugares, a Production Cup, para Datsun ex-Troféu apresenta cinco participantes para a primeira corrida, que com os fiéis Datsun proporcionam corridas muito animadas e uma fiabilidade notável. Francisco Freitas, Tomás Pinto Abreu, Luís Santa Barbara, Manuel Matos e Guillermo Velasco regressam à competição e vão acarinhar a estreia da dupla Pedro Reis e Paulo Costa.

Apesar de por vezes surpreenderem e lutarem pelos lugares do pódio, os VW Golf GTI e VW Scirocco irão regressar numa categoria sempre muito competitiva. Rafael Cerveira Pinto é obviamente favorito, pois venceu nos dois últimos anos. Este ano vem acompanhado por Luís Pedro Liberal, mas terá a forte oposição de Manuel Cabral Menezes, Madalena Gaspar e José Carlos Cidrais.

Com uma grelha recheada, motivos de interesse não faltam como ver o BMW 1600 Ti que Jorge Leite irá levar a Braga, em parceria com João Paulo Antunes. Exactamente o mesmo modelo de carro com que ganhou a classe em 1970 pela primeira vez em Lourenço Marques, com apenas 30 anos. Será com certeza um bonito “revival” já que compete contra o Alfa Romeo Giulia Super, um carro de uma linhas fantásticas guiado lindamente por pai e filho, João e Miguel Ribeiro.

Também de destaque o exótico Vauxhall Firenza, exactamente o carro que Jean-Louis Lafosse levou à vitória do Group 1 Francês em 1976.

Por fim, o esquadrão de três (3) Porsche 924 que estará presente, incluído a estreia de Rui Carvalho num “novo” Porsche restaurado pela Garagem João Gomes.

Diogo Ferrão, organizador da prova comentou: “Em 2016 tínhamos 12 carros na grelha de partida e foi formidável como em 3 anos conseguimos tantas e tão boas equipas. Com um conjunto de regras muito interessante é a maneira ideal para quem gosta de competir com carros muito divertidos e com custos bastante controlados, sejam de Jaguar XJS, seja com fantásticos Datsun 1200, cujas lutas são incríveis.”