Grandes duelos marcam regresso do Super Seven by Toyo Tires a Braga!

Do nevoeiro que condicionou a estreia no Estoril ao sol arrebatador que vestiu o fim-de-semana de Braga, o Super Seven by Toyo Tires viveu no passado fim-de-semana de 04 e 05 de Maio uma grande jornada no plano social e desportivo.

Potenciado pela maior grelha de sempre desde que o Troféu visita o Vasco Sameiro, o hospitality montado pela CRM Motorsport recebeu pilotos, familiares e patrocinadores em ambiente de festa, dando corpo ao momento positivo que se vive na competição monomarca de maior longevidade do automobilismo nacional.

Numa época em que a indefinição sobre quem serão os protagonistas de cada corrida é ainda maior, as duas qualificações de Sábado confirmaram o nível da 420R, com os oito primeiros classificados a terminarem separados por uma média de 8 décimos de segundo!

Nos S1600, Bernardo Bello e Luís Filipe Oliveira estiveram ainda mais próximos um do outro, tendo sido necessário recorrer ao “photo-finish” para apurar o vencedor da Corrida 2, enquanto Pedro Falé e Pedro Lacerda travavam também eles uma luta muito particular sob a ameaça de Francisco Figueiredo.

Na Business, o trio formado pelos habituais José Kol Almeida, Bruno Martins e Fernando Costa contava agora com a presença de Tiago Sousa, recém-chegado nestas andanças.

No final de duas sessões de treinos cronometrados muito animadas, as pole-position para a Corrida 1 e 2 foram repartidas por Pedro Salvador (420R) e o vice-campeão José Carlos Pires (420R), enquanto Bello (S1600 Pro) e Kol Almeida (S1600 Business) garantiram que saíam do 1º lugar da grelha para as duas corridas.

DOMINGO INTENSO

Ainda que o cariz abrasador do asfalto da pista colocasse a mecânica e os pneus em esforço e muitos pilotos tenham ‘brincado’ com as pressões dos pneus na tentativa de daí extrair uma melhor performance, as lutas antecipadas viriam a confirmar-se no Domingo.

Nos 420R, Pedro Salvador voltou a vencer as duas corridas, mas a vantagem sobre os seus adversários foi consideravelmente menor comparativamente à ronda inaugural no Circuito do Estoril. Com um Caterham “bem mais” ao seu gosto, José Carlos Pires regressou aos lugares a que nos habituou, concluindo as duas contendas no 2º posto, a apenas 1s do piloto da Speedy Motorsport, enquanto JJ Magalhães subiu por duas vezes ao pódio, coroando mais um bom trabalho do Team Norte.

“Apesar de ainda me estar a adaptar, sinto que cumpri os objetivos a que me tinha proposto. Estou muito contente e vou lutar para manter esta toada nas próximas provas”, salientou Pedro Salvador.

Um pouco mais atrás, Gonçalo Lobo do Vale (4º nas duas corridas no Caterham preparado pela BCM Sports), Diogo Costa (6º na Corrida 1 e 5º na Corrida 2), os primos Sérgio Saraiva (7º na Corrida 1) e David Saraiva (6º na Corrida 2), e Francisco Villar (5º e 7º na Corrida 1 e 2) travaram uma animada batalha pelas posições cimeiras, secundados por Nuno Pires (irmão de José Carlos e companheiro de equipa na Mageltech-Atomic), o incontornável Luís Calheiros Ferreira (9º na Corrida 1 no 420R da CRM Motorsport) e o cada vez mais rápido Nuno Afonso (10º na Corrida 1 e 8º na Corrida 2), que em 2019 trocou a S1600 pelos 420R.

“O Circuito Vasco Sameiro tem uma pista muito tradicional e bastante particular, tendo sentido ao longo deste fim-de-semana que, por mais adaptações que fizesse ao set-up, não estava tão bem preparado como os pilotos nortenhos. Só tenho de dar os parabéns aos adversários, deixando a certeza de que vamos à luta já na próxima jornada”, comentou Francisco Villar.

Depois do pódio na segunda corrida do Estoril, Paulo Macedo teve um fim-de-semana agridoce. Concluiu a corrida inaugural da prova bracarense no 11º posto e na segunda acabaria por desistir depois de falhar a travagem para a Curva 1, levando consigo Luís Calheiros Ferreira, Nuno Pires e Daniel González-Vallinas no que viria a ser classificado como um incidente de corrida. 

Igualmente a representar o Team Norte, Paulo Costa e Duarte Lisboa andaram entre o 9º e o 13º lugar na Corrida 1 e 2, ao passo que Ricardo Rajani não esteve tão rápido como é habitual depois de sentir dificuldades em encontrar o melhor set-up para o seu carro.

Nos S1600 Pro, Bernardo Bello cruzou a linha da meta no primeiro lugar das duas corridas, mas viria a receber uma penalização de 30s pelo Colégio de Comissários à conta de um toque com o rival Luís Filipe Oliveira na primeira curva da Corrida 1. Além do triunfo de Luís Filipe Oliveira, a sanção provocou a subida ao 2º lugar de Pedro Falé, com o piloto do carro nº 57 (Bello) a cair então para o derradeiro lugar do pódio.

Qualificando-se a cerca de um segundo deste trio, Francisco Figueiredo teve o fim-de-semana mais positivo da carreira desde que se estreou na competição, terminando as duas corridas no 4º lugar e envolvendo-se em animadas batalhas com Pedro Falé. Ficou ainda à frente de Pedro Lacerda na Corrida 2, em mais um indicador da rápida curva de aprendizagem que tem vindo a realizar.

Na Business, destaque para o excelente triunfo de Bruno Martins na Corrida 1, com o piloto apoiado pela LxWay Auto a superar um Fernando Costa que, apesar de acossado por limitações físicas numa mão, segurou o 2º lugar da categoria à frente de Tiago Sousa. Na Corrida 2, José Kol Almeida recuperou do azar sofrido na primeira corrida para celebrar mais um triunfo na classe.

Instigado a comentar o fim-de-semana desportivo e este regresso ao Vasco Sameiro após três anos de ausência, Tiago Raposo Magalhães voltou a congratular os pilotos do Super Seven by Toyo Tires pelo seu comportamento em pista, elogiando ainda a elevada competitividade do Troféu:

“Foi um fim-de-semana em cheio dentro e fora da pista, e com uma onda de camaradagem muito positiva entre pilotos, chefes de equipa e patrocinadores. Prova disso mesmo está no facto de, tanto o Bernardo Bello, como o Paulo Macedo, terem imediatamente apresentado as suas desculpas perante o Grupo pelos dois episódios que foram avaliados pelo Colégio de Comissários — algo que só veio fortalecer ainda mais o sentimento de união vivido por todos os elementos de um Troféu único em Portugal”, começou por dizer.

“Além de querer endereçar novamente os meus parabéns aos vencedores, gostaria de destacar a proximidade que houve entre as três categorias, mais um sinal de que a competição está bem e recomenda-se. Vemo-nos agora em Jarama, entre 15 e 16 de Junho, palco da primeira ronda internacional desta 11ª ‘Super’ temporada!”, concluiu.

Classificação Braga Super Racing Series - Corrida 1

1 - #25 Pedro Salvador (420R)

2 - #53 José Carlos Pires (420R)

3 - #21 J.J. Magalhães (420R)

4 - #30 Gonçalo Lobo Vale (420R)

5 - #34 Francisco Villar (420R)

6 - #23 Diogo Costa (420R)

7 - #333 Sérgio Saraiva (420R)

8 - #54 Nuno Pires (420R)

9 - #8 Luís Calheiros (420R)

10- #44 Nuno Afonso (420R)

11- #3 Paulo Macedo (420R)

12- #19 Duarte Lisboa (420R)

13- #29 Paulo Costa Paulo (420R)

14- #33 Ricardo Rajani (420R)

15- #81 Daniel González-Vallinas (420R)

16- #24 Luís Filipe Oliveira (Pro)

17- #10 Pedro Falé (Pro)

18- #57 Bernardo Bello (Pro)

19- # 18 Francisco Figueiredo (Pro)

20- #9 Bruno Martins (Business)

21- #43 Fernando Costa (Business)

22- #31 Tiago Sousa (Business)

23- #12 José Kol Almeida (Business)

24 - #37 Pedro Lacerda  (Pro)

25 - #27 João Moniz Galvão (Pro)

Classificação Braga Super Racing Series -  Corrida 2

1 - #25 Pedro Salvador (420R)

2 - #53 José Carlos Pires (420R)

3 - #21 J.J. Magalhães (420R)

4 - #30 Gonçalo Lobo Vale (420R)

5 - #23 Diogo Costa (420R)

6 - #333 Sérgio Saraiva (420R)

7 - #333 Francisco Villar (420R)

8 - #44 Nuno Afonso (420R)

9 - #19 Duarte Lisboa (420R)

10- #29 Paulo Costa (420R

11- #33 Ricardo Rajani  (420R)

12- #57 Bernardo Bello (Pro)

13- #24 Luís Filipe Oliveira (Pro)

14- #10 Pedro Falé (Pro)

15- # 18 Francisco Figueiredo (Pro)

16- #37 Pedro Lacerda (Pro)

17- #12 José Kol Almeida (Business)

18- #9 Bruno Martins (Business)

19- #31 Tiago Sousa (Business)

20- #43 Fernando Costa (Business)

21- #3 Paulo Macedo (420R)

22- #8 Luís Calheiros Ferreira (420R)

23- #54 Nuno Pires (420R)

24- #81 Daniel González-Vallinas (420R)

25 - #27 João Moniz Galvão (Pro)