João Fonseca domina primeiro dia na Penha

Autor de um dos regressos mais badalados, João Fonseca foi o mais rápido na única subida oficial de prova, estando sempre entre os melhores ao longo deste primeiro dia de competição.

Chuva, frio, granizo e, ironicamente, aqui e ali, uns raios de sol. Uma vez mais, as condições meteorológicas a revelarem o seu lado mais demolidor e a aumentarem a exigência do arranque do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019. Mas, tem sido regularmente assim na prova de abertura, disputada na altiva serra da Penha, em Guimarães e a caravana do campeonato já está preparada para tal. A prova organizada pelo Demoporto apresentou quatro dezenas de participantes, distribuídos pelo campeonato principal, pelos clássicos e pelas duas taças para carros com cilindrada até 1300cc.

Foi um dos regressos mais badalados do defeso e a sua exibição demonstrou porquê.

João Fonseca, agora a defender as cores do Sporting da Covilhã, esteve soberbo a guiar o SilverCar EF10 nas difíceis condições em que se encontrava o traçado e, na hora certa, impôs a sua condução e o seu protótipo, indo descansar, no fecho desta primeira jornada, no comando da geral classificativa. Realizou na subida de prova a marca de 1.40.065, à média horária de 100,01 Kms/h. Acordará amanhã sabendo que tem um avanço de 1 segundo sobre Helder Silva (Junho CN 09), segundo colocado da geral.

O pódio absoluto provisório é preenchido pelo melhor piloto da Categoria Turismos. De seu nome Hugo Araújo e é simplesmente magistral a conduzir o Subaru Impreza da Bracardox. 3,2 segundos mais lento do que Fonseca, Hugo Araújo poderá ter uma palavra a dizer se a chuva aparecer em força amanhã.

Destaque para a liderança de Gabriela Correia (SEAT Leon Supercopa) na Divisão 3 dos Turismo, cabendo a Alberto Pereira (Mitsubishi EVO VI) essa primazia entre os Turismo 1, sendo Pedro Marques (SEAT Leon MK3) o melhor na Divisão 4. Hugo Araújo é, obviamente, o líder na Divisão 2.

3 pilotos de referencia estarão amanhã pressionados para conseguirem pontuar nesta prova inaugural, ao não terem conseguido sequer participar na primeira subida de prova. José Correia deu um pequeno toque com o Osella PA2000 EVO2, enquanto Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3) e Manuel Pereira estiveram ausentes mercê de problemas mecânicos nos seus carros.

Naquela que parece ir ser, infelizmente dizemos nós, uma participação esporádica, Parcídio Summavielle fez regressar o seu imponente Datsun 240 Z para reclamar a liderança entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group, neste dia inicial.

1.53.747 foi o crono que o leva para o segundo dia com uma vantagem de cerca e 2,3 segundos sobre Ricardo Loureiro, segundo mais rápido com o habitual Ford Escort MK II do Caramulo Racing Team. Na 3ª posição, após esta 1ª subida de prova, está Augusto Vasconcelos (Ford Escort Twin Cam), a pouco menos de dois segundos de Loureiro.

Na Taça de Portugal 1300, honras de protagonismo para o jovem João Diogo Santos, muito rápido no FIAT Punto 85 Sport. Já na taça gémea para clássicos, domínio do espanhol Juan Carlos Gonzalez, aos comandos de um belo e rápido Simca Rallye 3.

O dia de domingo tem mais 4 subidas no cardápio. Abrirá com uma sessão de warm-up, marcada para as 10 da manhã, seguindo-se a ultima subida oficial de treinos, antes das duas subidas finais de prova do programa. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para a hora de almoço.