Campeões Nacionais alcançam resultado honroso no XVI Rally Costa Brava Històric - FIA Trophy Rally Regularity Historic

A dupla António Ramos e Ivo Tavares, Campeões Nacionais de Regularidade Histórica em título, alcançaram um resultado muito honroso no XVI Rally Costa Brava Històric, prova que atribuiu o título de Campeões da Europa de Ralis de Regularidade Histórica (FIA Trophy Rally Regularity Historic), disputado entre 25 e 28 de Abril, na Catalunha.

Numa prova com 85 concorrentes inscritos oriundos de vários países europeus (França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Reino Unido, Espanha, Portugal..., e da Região Autónoma da Catalunha), a participação da equipa campeã de Portugal nesta prova emblemática de dimensão internacional suscitou desde logo o interesse da equipa de reportagem oficial do Rally à sua chegada.

A dupla portuguesa, que nesta prova tripulou uma vez mais, o fiável Toyota Corolla GTi-16, iniciou a prova, com uma extensão de cerca de 1.000 kms, numa toada contida, na expetativa de perceber o figurino da mesma e os desafios que a esperavam.

Ao longo das provas especiais de classificação da 1ª Secção, com um grau de dificuldade médio, António Ramos / Ivo Tavares instalaram-se na primeira metade do pelotão no que a classificações se refere.

A 2ª Secção, toda ela noturna, com términus às 04h00 da madrugada, na bonita localidade balnear de Palamós, foi extremamente dura e muito exigente para as equipas e respetivos automóveis, e, tal facto, começou a ditar muitos abandonos por avarias e despistes, e a cavar um fosso nas classificações. Foi nesta fase mais dura da prova, extremamente seletiva, que a equipa portuguesa se instalou no top 15 da classificação geral.

A etapa de sábado (27 de abril), com 3 Secções, teve o mesmo enquadramento da etapa do dia anterior (sexta-feira). Começou por ser calma, mas as dificuldades e os desafios foram subindo de tom ao longo do dia, com o ponto alto dessas mesmas dificuldades a verificar-se novamente na etapa noturna, extremamente exigente para os concorrentes numa fase crucial da prova. António Ramos / Ivo Tavares foram trepando paulatinamente lugares na classificação geral. Durante a tarde instalaram-se no top ten, para depois ascenderem ao 8º lugar por onde andaram algumas PEC's em disputa intensa com duas equipas catalãs, que vieram a ser ultrapassadas na classificação geral pela dupla nacional.

António Ramos / Ivo Tavares obtiveram o 6º lugar na classificação geral desta prova do Campeonato da Europa, tendo vencido a Classe J2, e tendo registado o resultado de ser a melhor equipa não catalã (melhor equipa estrangeira), e a melhor equipa estreante na prova.

As outras equipas portuguesas em provas tiveram sortes diferentes. As duplas do endiabrado Cooper S - Paulo Almeida / J. P. Martinho, e do Escort RS2000, Miguel Correia / Rui Correia desistiram prematuramente por avaria, enquanto a equipa Jorge Coelho / Tiago Caio ocuparam o 35º lugar e João de Brito / Susana Brito alcançaram o 45º posto da classificação geral.