Baja de Loulé decorre a 13 e 14 de Abril

Estão definidos os traços gerais da ronda algarvia do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno AM|48. A Serra e Barrocal recebem o pelotão nacional para mais de 300 quilómetros em contra relógio.

No ano em que cumpre o seu 30º aniversário, a Baja de Loulé - principal prova de TT algarvia, volta a ter como base operaional a freguesia de Almancil, sendo o epicentro, o Jardim das Comunidades onde funcionará o Parque Fechado, Pódio, Secretariado e as Verificações Administrativas e Técnicas. O Parque de Assistência localizado no parque de feiras anexo, para além de asfaltado e vedado na sua totalidade, dispõe de todas as conduções sanitárias, iluminação e de segurança necessária ao evento.

Uma das novidades da edição deste ano prende-se com a vila de S. Brás de Alportel, que será o ponto central do último dia, com as partidas e chegadas a acontecerem nas imediações daquela localidade.

No Plano desportivo, a Baja desenrola-se pelas excelentes pistas do Município de Loulé na primeira etapa, disputando-se o prólogo, com nove quilómetros de extensão de manhã e um primeiro Sector Selectivo (SS) com 82,5 quilómetros.

No segundo dia disputar-se-ão o segundo e terceiro Sectores Selectivos, percorrendo não só os trilhos louletanos, mas também os dos municípios de Tavira e Alcoutim, numa estrutura pensada para simplificar e minimizar as dificuldades de assistência que os participantes encontram nas provas de Todo-o-terreno. A nível de distâncias, o segundo Sector Selectivo conta 135,5 quilómetros enquanto que o terceiro Sector Selectivo terá 83 quilómetros.

Nuno Matos é o actual líder do Campeonato após a vitória na primeira prova da época. Alexandre Ré ocupa a segunda posição e Tiago Reis a terceira. É com expectativa que se aguarda o desenrolar da prova algarvia.