Manuel Alves com estreia vitoriosa nos TCR em Espanha
» Com apenas 18 anos, Manuel Alves estreou-se ao volante de um TCR com uma vitória no SuperCars Endurance, este fim de semana, na pista de Jerez de la Frontera, em Espanha.
» Jovem piloto da Trofa dividiu-se entre Cupra TCR e Kia Picanto GT Cup na sua primeira experiência no circuito andaluz.
Melhor era difícil. Numa pista que não conhecia e com um carro que só pilotou pela primeira vez nos treinos livres de sexta-feira, Manuel Alves esteve em grande plano na estreia no Supercars Endurance, vencendo a Corrida 1 dos TCR neste campeonato internacional que reúne carros de Turismo e GT. Fazendo equipa com o consagrado Rafael Lobato no Cupra TCR preparado e assistido pela Veloso Motosport, o jovem piloto da Trofa - que recentemente se sagrou campeão nacional do Desafio ANPAC - adaptou-se rapidamente ao carro espanhol e conseguiu também o 2.º lugar dos TCR (3.º da geral) na derradeira corrida do ano do Supercars Endurance.
"De facto, esta estreia é um momento que irei sempre recordar com emoção", afirmou o jovem piloto de apenas 18 anos. "Sempre sonhei um dia pilotar um TCR em corrida, desde os tempos em que competia nos karts. Este fim de semana pude concretizar um sonho, o que é sempre especial. Felizmente, correu tudo muito bem e adaptei-me rapidamente ao carro e à pista, com a ajuda do Rafael (Lobato), da Veloso Motorsport e do meu coach, Francisco Mora. O carro é fantástico, surpreendeu-me muito pelo grip que gera em travagem e em curva. Foi isso que me impressionou mais no Cupra, até mais do que a potência, que é naturalmente muito superior à do Kia. Tenho de agradecer esta oportunidade à minha família, aos meus patrocinadores e a todas as pessoas que me apoiaram", referiu Manuel Alves.
Em Jerez de la Frontera, Manuel Alves também disputou a derradeira jornada do Kia Picanto GT Cup, onde o promissor piloto não seria muito feliz. Um 4.º lugar na categoria na Corrida 1 e problemas de travões na Corrida 2 impediram-no de ir mais além no fecho deste troféu monomarca. Apesar disso, Manuel Alves foi um dos principais protagonistas da categoria sempre que teve o seu Picanto em boas condições, como o mostram as vitórias conseguidas nas provas do Estoril e Braga.