Tomás Leitão termina com nota muito positiva o Rotax Max Challenge Portugal 2021

A edição de 2021 do Rotax Max Challenge Portugal terminou no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, onde Tomás Leitão esteve em evidência na estreia com uma nova equipa. Jovem piloto de 16 anos terminou a prova e o troféu no 4.º lugar, um resultado positivo naquela que é a categoria mais exigente da competição.

A vitória na prova de Baltar, em junho, já tinha mostrado que Tomás Leitão tem talento para lutar pelos primeiro lugares do Troféu Rotax, embora esteja a fazer apenas a sua segunda época no Karting de competição. Antes da quinta e última jornada da época, no Bombarral, o promissor piloto de Oeiras passou a integrar a experiente estrutura da QZ Racing Team, e o certo é que Tomás Leitão se sentiu imediatamente adaptado à sua nova equipa.

No domingo, Tomás Leitão começou por estabelecer o 11.º melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, embora a apenas 0,3s da pole position! Esta posição de partida obrigou-o a uma corrida de recuperação na Final 1, onde a sua garra o levou a subir cinco posições, para terminar no 6.º posto. Na Final 2, melhorou ainda mais a sua performance e terminou no 5.º lugar, para depois fechar o dia com um 4.º posto na derradeira Final, onde rodou muito próximo da volta mais rápida. Com estes resultados, Tomás Leitão foi o 4.º classificado final na prova do Bombarral e também na classificação final do Troféu Rotax.

“Foi um bom final de temporada no Troféu. Integrei-me muito bem na nova equipa e senti que tive sempre um kart em excelentes condições. Como piloto, quero sempre mais, mas ser 4.º classificado final num troféu com mais de 20 pilotos, muitos deles com vários anos de Karting, é algo que considero positivo. Existiram alguns momentos penalizadores na minha época, principalmente em Viana do Castelo, onde tive de partir de último para todas as corridas devido a um erro na montagem dos pneus. Caso contrário, sinto que teria sido possível terminar ainda mais à frente. Foi uma aprendizagem importante para a próxima época”, afirmou Tomás Leitão.