Ramos e Chaves aumentam a liderança na classificação Pro-AM Global com o 4º lugar em Nurburgring.

Desta feita não foi possível a vitória, mas a dupla Portuguesa conseguiu uma boa prestação em termos de Campeonato nesta visita à Alemanha. Pelo meio, Ramos ainda venceu a corrida do Super Troféu Lamborghini.

5 de setembro de 2021

A Qualificação na Endurance Cup, tem a particularidade do tempo ser a média das melhores voltas de cada um dos três pilotos. Em Nurburgring os habituais tripulantes do Lamborghini #77, Miguel Ramos e Henrique Chaves, tiveram a companhia do Suiço - Adrian Amstutz, que regressava duma longa pausa devido a uma lesão. Ainda que Ramos e Chaves estivessem ao nível habitual, infelizmente e perfeitamente compreensível, o ritmo de Amstutz penalizou ligeiramente a qualificação do Lambo #77 e com isso o apenas 9º lugar na grelha.

Para a corrida desta tarde e sendo uma prova de Endurance com as várias condicionantes que podem sempre surgir, a estratégia da equipa, foi ganhar o máximo possível de lugares e pensar sempre em termos de pontuação para a Classificação Global da Pro-AM, categoria que continuam a liderar, tal como aliás lideram na Sprint Cup. Contudo o inicio da prova não foi fácil, pois Amstutz foi tocado por duas vezes, uma por um Aston e outra por um dos Ferrari, tendo caído várias posições, chegando a rodar em ultimo da Pro-AM. Ainda que Ramos e Chaves nos outros stints, tenham andado muito forte e recuperado bastantes posições, tendo terminado em quartos da Pro-AM a 5 segundos do terceiro, ou seja mesmo ás portas do Pódio ao fim de três horas de corrida.

Miguel Ramos participou entretanto pela segunda vez esta época numa corrida do Super Troféu Lamborghini e foi novamente uma experiência bem sucedida, tal como em Zandvoort. Desta vez, Miguel Ramos conseguiu o 1º lugar na corrida de sábado e o 2º na de domingo nessa competição monomarca.

Para Miguel Ramos, “Tivemos algumas dificuldades na qualificação pois sendo a alcançada com a média dos tempos dos três pilotos e como o Adrian estava há muito tempo parado, sentiu as normais dificuldades de entrar no ritmo. Na corrida tivemos uns toques no início que nos atrasaram bastante, mas depois disso fomos conseguindo recuperar, acabando quase encostados ao terceiro e mesmo aos dois primeiros, pois estávamos todos numa janela de cerca de sete segundos. Desta vez não conseguimos vencer, mas aproveitamos para amealhar o máximo possível de pontos para o Campeonato. Daqui a três semanas teremos a ultima prova da Sprint Cup em Valência e é nessa competição que estamos com o maior foco para conseguir a vitória. Quanto às duas corridas do Super Troféu, gostei muito de ter novamente esta oportunidade e obviamente que fiquei muito feliz por vencer uma das corridas e ficar em segundo na outra”.

A Fanatec GT World Challenge Europe Powered by AWS, voltará às pistas daqui a três semanas para a final da Sprint Cup, que terá lugar em Valencia entre 24 e 26 de setembro.