Fabio Kieltyka sagra-se campeão do Rotax Max Challenge Portugal 2021

Estreante absoluto nas competições Rotax e nas pistas portuguesas em 2021, Fabio Kieltyka conquistou o título na categoria DD2 Master do Rotax Max Challenge Portugal 2021, subindo ainda ao pódio absoluto na quinta e última prova da época, no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste. Piloto belga foi acompanhado pelos compatriotas Charles Delbrassine e Aya Delbrassine, que também terminaram a época em excelente plano nas categorias DD2 Master e Academy, respetivamente.

Afirmando-se como a mais importante competição Rotax na Península Ibérica e no Mundo, o Rotax Max Challenge Portugal recebeu em 2021 três reforços de ‘peso’ vindos da Bélgica: Fabio Kieltyka e Charles Delbrassine na categoria DD2, e a jovem Aya Delbrassine, na categoria Micro Academy. Depois de ter construído um palmarés notável no Karting e na Renault Clio Cup na Bélgica, Fabio Kieltyka era o mais experiente deste trio e confirmou ao longo do ano que é um nome a ter em conta na luta pelas vitórias no Rotax Max Challenge Portugal 2021 (Troféu Rotax). Dominador quase incontestado na categoria DD2 Master (para pilotos a partir dos 32 anos de idade), Fabio também foi evoluindo a sua performance à geral e, na última prova, no Bombarral, na única pista que já conhecia do calendário, conseguiu um brilhante 2.º lugar da classificação geral, além de mais três vitórias entre os Master. Para o piloto de Liège, foi a consagração como campeão da categoria DD2 Master na sua primeira época em Portugal, garantindo também a presença nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas entre 11 e 18 de dezembro, no Bahrain.

“Foi um final de campeonato fantástico, na nossa pista ‘de casa’, a única que já conhecíamos de todo o calendário”, afirmou Fabio Kieltyka, que tal como Charles e Aya Delbrassine, compete pela equipa EKO – Birel ART Portugal, sedeada precisamente na pista do Bombarral. “Consegui terminar o ano muito próximo dos jovens pilotos que venceram a geral e, claro, ser campeão DD2 Master

logo num campeonato completamente novo para mim, deixa-me extremamente orgulhoso e grato a todas as pessoas que acreditaram em mim. Quero agradecer aos meus amigos Charles e Aya Delbrassine, ao meu mecânico Nuno Maia e a toda a equipa EKO, que me deu as melhores condições para evoluir, e à minha família, por todo o apoio ao longo desta época fora do país”, referiu o novo campeão DD2 Master, que vai agora preparar a sua estreia no aguardado evento no Bahrain, que reunirá cerca de 360 pilotos oriundos de 60 países.

Charles e Aya Delbrassine superaram expectativas

Pai e filha, Charles e Aya Delbrassine fizeram a sua estreia absoluta no Karting de competição em 2021. O piloto belga, que se divide entre Portugal e o Luxemburgo, provou que é possível superar os desafios desta exigente modalidade, que só descobriu aos 60 anos, terminando o Rotax Max Challenge Portugal num positivo 4.º lugar entre 13 pilotos na categoria DD2 Master. Nem o intenso calor, nem o facto de terem sido disputadas três Finais num único dia, impediram Charles Delbrassine de cumprir todos os seus objetivos no Bombarral. “Para alguém que nunca opilotoi um kart de competição, sendo a primeira vez há exatamente um ano, terminar o campeonato no 4.º lugar, e cumprindo o objetivo pessoal de concluir todas as Finais, é um resultado positivo”, analisou Charles Delbrassine, que também conquistou amigos no paddock da competição portuguesa pelo seu ‘fair-play’ e pela sua boa disposição.

Com apenas 9 anos de idade, Aya Delbrassine foi uma das estreantes absolutas da categoria de iniciação do Rotax Max Challenge Portugal, a Micro Academy. A jovem piloto belga, que também tem raízes no Chade e que vive em Portugal, descobriu a paixão pelo desporto motorizado e pelo karting na sua vida, dedicando muitas horas de treino em pista e com a equipa para evoluir a sua pilotagem. Obteve um excelente um 4.º lugar na Final 2 e o top-3 final na categoria Academy do Rotax Max Challenge Portugal, onde subiu inclusive ao pódio na prova inaugural, em Portimão.

“A Aya esforçou-se muito ao longo dos últimos meses e terminou a época contente com a sua performance. E já está a pensar no próximo ano. Quero agradecer à equipa EKO e ao coach da Aya, o Rui, que a ajudaram muito ao longo deste processo. Vamos voltar ainda mais fortes na próxima época”, sublinhou Charles Delbrassine.