EKO/Birel ART Portugal é candidata a quatro títulos de campeã nacional em 2021

A Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – reforçou a liderança nas categorias X30 Super Shifter e Iniciação do Campeonato de Portugal de Karting, mas também é candidata ao título em mais duas categorias, nomeadamente na X30 (Sénior) e na X30 Master, depois da excelente exibição na quarta jornada dupla, disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, que contou com mais de 80 pilotos.

O Campeonato de Portugal de Karting de 2021 prosseguiu no traçado da região oeste e como habitualmente em formato de jornada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. Na categoria X30 Super Shifter, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades e potentes motores de 175cc, Ricardo Borges foi o mais rápido nos treinos cronometrados no primeiro dia de competição, venceu a manga de qualificação e depois a Final. No domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal foi o segundo mais rápido nos ‘cronos’ e venceu a manga de qualificação, mas na Final a embraiagem do seu kart partiu, conseguindo, ainda assim ser 2.º classificado e reforçar a liderança no campeonato. Igualmente na categoria X30 Super Shifter, Elias Barros não teve sorte no primeiro dia, pois um incidente fez com que abandonasse quer a manga de qualificação quer a Final. Contudo, no segundo dia, o piloto de Paredes esteve muito rápido e fechou o top-5 à geral e garantiu o terceiro lugar na sua categoria, a Master. Quem também esteve muito bem foi a regressada Rita Teixeira, já que depois de ser 4.º classificada no sábado entre os seniores garantiu o terceiro lugar no domingo.

Na categoria X30 Sénior, os pilotos da EKO/Birel ART Portugal enfrentaram um extenso pelotão com 29 concorrentes. Frederico Peters teve problemas ao nível do motor no primeiro dia, que o levaram mesmo a abandonar a Final, logo após a quinta volta. Contudo, no segundo dia, depois de ser o quinto mais rápido nos ‘cronos’ e terceiro classificado na manga de qualificação, bateu toda a concorrência na Final, somando mais uma vitória importante que o mantém na luta pelo título.

Santiago Ribeiro depois de ser 9.º classificado nos ‘cronos’, obteve um excelente 6.º lugar na manga de qualificação de sábado, mas na Final sofreu uma penalização que lhe retirou o 9.º posto, caindo assim para a 14.ª posição. No segundo dia, o piloto da Ericeira não teve muita sorte, pois na Final caiu para as últimas posições devido a um incidente após a partida, tendo, ainda assim, feito uma boa recuperação até ao 11.º lugar. No entanto, uma penalização relegou-o para o 15.º lugar.

Luís Caetano, depois de ter um primeiro dia de competição difícil, no segundo revelou-se muito rápido nos treinos cronometrados, ao garantir a 6.ª posição, tendo depois sido 9.º classificado na manga de qualificação. Contudo, na Final, onde se esperava que obtivesse um bom resultado, foi forçado a abandonar logo após a partida, devido a um incidente que envolveu alguns pilotos.

Mário Borges garantiu um excelente 9.º lugar na Final de sábado, mas no domingo não teve a sorte do seu lado, sendo forçado a abandonar quer na manga de qualificação quer na Final.

João Fernandes – que regressou esta época ao Karting depois de uma paragem de 20 anos –, bateu toda a concorrência na Final de sábado. No domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal garantiu o segundo lugar, somando importantes pontos para continuar na luta pelo título na X30 Master.

Na categoria Júnior, Santiago Alves, depois de ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, sofreu uma penalização por alegada falsa partida na manga de qualificação, pelo que foi 8.º classificado, terminando depois a Final num positivo 4.º lugar. No domingo, Santiago Alves esteve mais forte, já que depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados e 3.º classificado na manga de qualificação, garantiu o lugar intermédio do pódio na Final, com uma excelente prestação. 

Na categoria X30 Mini, entre um pelotão muito competitivo, Gustavo da Silva foi o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, tendo depois sido 4.º classificado na manga de qualificação e 9.º na Final. No domingo, o piloto de Cascais foi o 2.º mais rápido nos ‘cronos’, mas na manga uma penalização relegou-o para o 4.º lugar, sendo depois 6.º classificado na Final. Diogo Caetano foi o 9.º mais rápido nos ‘cronos’ e depois 7.º classificado quer na manga quer na Final de sábado. No domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal esteve mais rápido nos ‘cronos’, ao estabelecer a 6.ª melhor marca, sendo depois 7.º na manga e na Final.

José Pedro Pinto estreou-se no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete 4T. Depois de ser o 3.º mais rápido nos ‘cronos’ e 5.º classificado na manga, bateu toda a concorrência na Final de sábado. No domingo, o piloto algarvio voltou a ter uma boa prestação, já que depois de ser o 5.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 3.º classificado quer na manga quer na Final. Promissor…

Na categoria Iniciação, Martim Gomes foi 2.º classificado no sábado, mas no domingo bateu toda a concorrência, reforçando assim a liderança no campeonato. O seu colega de equipa, Lourenço Antunes, venceu a manga de qualificação no domingo e depois terminou a Final na segunda posição.

A quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting está agendada para os dias 2 e 3 de outubro e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga.