Tomás Leitão garante top-5 em Braga para o Rotax Max Challenge Portugal

O Rotax Max Challenge Portugal rumou ao Kartódromo Internacional de Braga e Tomás Leitão esteve sempre entre os cinco mais rápidos na ‘rainha’ categoria Sénior Max. Jovem piloto de Oeiras acumulou pontos importantes, mas queria mais na exigente pista minhota. Apenas na sua segunda época no Karting de competição, Tomás Leitão chegava a Braga motivado pela pole-position, vitória numa corrida e 2.º lugar final na prova anterior do Troféu Rotax, em Baltar.

Nos treinos livres em Braga, o promissor piloto de 16 anos mostrou desde logo que poderia alcançar bons resultados, já que foi o 4.º mais rápido entre 21 pilotos na derradeira sessão de sábado. No domingo, Tomás Leitão começou por registar a 6.ª melhor volta durante os treinos cronometrados e depois evoluiu ainda mais a sua performance nas duas Finais de Braga, que concluiu sempre no 5.º lugar. Na derradeira corrida, discutiu mesmo o 4.º lugar até aos metros finais com o consagrado Frederico Peters (líder da competição), mostrando que a sua rapidez natural consegue superar a menor experiência face à concorrência direta.

“Já sabia que Braga seria uma das provas mais difíceis da época”, referiu Tomás Leitão. “Tentei evoluir o kart e a minha pilotagem durante os treinos, mas sentia sempre que faltava algum andamento para tentar chegar aos primeiros lugares, como tínhamos conseguido em Baltar. Dei o máximo, não cometemos erros e terminámos dentro do top-5 nas duas corridas, o que nunca é fácil numa categoria como esta, onde correm mais de 20 pilotos e onde há sempre vários candidatos aos lugares do pódio. Se descontarmos os piores resultados, penso que nesta altura estamos no quarto lugar do campeonato, o que é positivo.

Vamos para a última prova no Bombarral com o objetivo de obter uma boa classificação final no troféu”, afirmou o jovem piloto, que compete pela equipa Cabo do Mundo Kart Team