Henrique Cruz com corrida de ‘leão’ no Campeonato de Portugal de Karting

O Campeonato de Portugal de Karting rumou a norte e ao Kartódromo de Baltar, palco da terceira jornada dupla da competição. Apesar de ter apenas 15 anos, Henrique Cruz protagonizou uma exibição de garra que o levou a recuperar 25 lugares (!), rumo ao top-5 da categoria X30 Sénior.

Como acontece em várias outras modalidades do desporto, no Karting o talento e a rapidez em pista nem sempre são suficientes. A garra e a capacidade de superar a adversidade são atributos que distinguem os melhores pilotos da modalidade, e Henrique Cruz provou, no passado fim de semana, em Baltar, a importância de nunca baixar os braços.

Depois de já ter lutado pela vitória na ronda anterior, em Leiria, o piloto do Sporting começou por recuperar seis posições na manga de qualificação de sábado, terminando depois a primeira Final de Baltar no 5.º posto. No domingo, logo no arranque para a manga de qualificação, um outro concorrente embateu no kart de Henrique Cruz e danificou várias partes do chassis, levando-o a arrancar para a Final da 29.ª e última posição. Foi aí que a resiliência do jovem piloto leonino veio ao de cima: recuperando nada menos de 25 lugares (!) na corrida decisiva, Henrique Cruz fez várias ultrapassagens de grande nível, até terminar novamente dentro do top 5. Um resultado importante e que o mantém na luta pelos lugares do pódio do CPK.

“Nunca é fácil recuperar tantas posições numa categoria como estas, com 30 pilotos em pista e vários adversários rápidos e experientes. Gostava de ter conseguido arrancar mais à frente nas mangas de qualificação e aquele toque que sofremos no domingo acabou por condicionar a nossa prova, já que tive de arriscar bastante para ir subindo posições na Final. Foi um fim de semana duro, com muito calor e corridas intensas, mas saí de Baltar com o sentimento de missão cumprida”, afirmou Henrique Cruz.

A quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting será disputada no Bombarral, nos dias 18 e 19 de setembro.