SANTIAGO RIBEIRO LUTOU PELA VITÓRIA NA EMBLEMÁTICA TAÇA DE PORTUGAL DE KARTING

Três meses depois, Santiago Ribeiro e a caravana do Karting nacional voltaram à competição, no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O jovem piloto de apenas 14 anos venceu uma manga de qualificação e terminou a Taça de Portugal de Karting entre os 7 primeiros classificados na competitiva e exigente categoria X30 Sénior, disputada por mais de 20 concorrentes.

Apesar de ser um dos pilotos mais jovens de todo o pelotão, Santiago Ribeiro mostrou na Taça de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior que é preciso contar com ele na luta pelas vitórias. O jovem piloto de 14 anos, que inicia agora apenas a sua segunda época na categoria-rainha, começou por ser o 2.º mais rápido nos treinos cronometrados em Portimão, muito próximo da poleposition, conseguindo depois um 4.º lugar na manga de qualificação de sábado, onde os 4 primeiros classificados terminaram separados por 0,5s! No domingo de manhã, Santiago Ribeiro foi o mais rápido no ‘warm-up’, confirmando depois a sua competitividade ao ganhar de forma brilhante a segunda manga de qualificação, o que lhe dava o 2.º lugar na grelha de partida da Pré-Final.

E foi exatamente nessa posição que o piloto da Ericeira terminou a Pré-Final, mostrando que tinha andamento para lutar pela vitória. Na Final, numa corrida muito intensa, ‘Santi’ Ribeiro viria a ser prejudicado por alguns toques e bloqueios em pista que o fizeram cair até ao 7.º lugar final, sendo, ainda assim, um resultado muito meritório naquela que é uma das mais importantes provas do Karting em Portugal.

“Senti-me bem logo desde os treinos e percebi que podíamos lutar por um bom resultado. Ganhei a segunda manga e isso deu-me muita motivação para atacar a vitória, só que infelizmente fui bloqueado por outro piloto em alturas cruciais da corrida, onde era preciso não perder o ‘comboio’ da frente. Nesta categoria tão disputada, com mais de 20 pilotos, é difícil depois ‘fechar’ qualquer diferença para os da frente, mas fico contente com o nosso andamento e isto abre boas perspetivas para o Campeonato de Portugal. Toda a equipa EKO/Birel ART Portugal fez um excelente trabalho e esteve na discussão pela vitória em várias categorias. O meu obrigado para eles. Agradeço também à minha família e aos meus patrocinadores, a Valente & Ribeiro, Loja das Tintas, Ribeiro & Ravago e Westriangular, que vou continuar a representar com todo o orgulho e empenho em 2021”, afirmou o promissor piloto da Ericeira, que em poucas épocas no Karting já deu nas vistas em grandes competições tanto em Portugal como no estrangeiro.