Martim Marques garante pódio na emblemática Taça de Portugal de Karting

Martim Marques e a equipa RAC estiveram em grande destaque, este fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O promissor piloto de Vila Nova de Gaia, de apenas 9 anos, subiu ao pódio (2.º lugar) da categoria X30 Mini na Taça de Portugal de Karting, considerada uma das mais emblemáticas provas do Karting nacional.

Apenas uma semana depois de ter competido em Valência (Espanha) na IAME Winter Cup, Martim Marques rumou ao Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, para disputar a edição de 2020 da Taça de Portugal de Karting, transferida para março de 2021 e para Portimão devido à situação pandémica. O jovem piloto da RAC – Racing Academy & Competition começou por estabelecer o terceiro melhor tempo nos treinos cronometrados da categoria X30 Mini, conseguindo depois estar na luta pela vitória nas duas mangas de qualificação, onde terminou na segunda posição.

Na Pré-Final, Martim Marques voltou a ser o segundo classificado e na corrida decisiva, perante a performance do kart do seu adversário direto, adotou uma estratégia inteligente, para garantir o segundo lugar e o seu primeiro pódio na histórica Taça de Portugal de Karting. “O Martim e toda a equipa estiveram muito bem ao longo de todo o fim de semana. Infelizmente, foi a estreia da categoria X30 Mini em Portugal e não havia material suficiente para todas as equipas terem as condições ideais. Percebemos que havia uma certa diferença nos motores da concorrência direta, mas ainda assim penso que o Martim esteve muito competitivo e inteligente, garantindo o melhor resultado que realisticamente era possível.

Como ganhámos também a Taça de Portugal com o Duarte (Pinto Coelho), completando assim todos os títulos possíveis na Júnior em 2020, o balanço é extremamente positivo e acredito que poderíamos ter ganho também na X30 Super Shifter Gentleman, com o Paulo Martins, que teve muitos azares no domingo”, apontou Ricardo Costa, chefe da equipa portuguesa. Martim Marques e a RAC vão agora rumar à Bélgica, para disputarem o arranque do IAME Euro Series, onde o jovem gaiense será piloto oficial da Parolin Espanha.