Félix da Costa termina perto do pódio em Riade

António Félix da Costa efetuou hoje, em Riade, uma excelente recuperação, na 2ª corrida da temporada da Fórmula E. Largando da 9ª posição da grelha, o piloto da DS Techeetah esteve muito rápido e agressivo, subindo posições até ao 4º posto final, numa prova que acabou interrompida por uma bandeira vermelha, devido a um acidente, felizmente sem consequências graves para os envolvidos.

Na corrida de ontem, a primeira da temporada da Fórmula E, o resultado de Félix da Costa viria a ficar comprometido logo na qualificação, devido ao piloto luso ter tomado parte do primeiro grupo (reservado aos seis primeiros da temporada passada, onde a pista se encontra mais lenta), não indo além do 18º lugar na grelha. Ainda assim AFC entrou com toda a garra, galgando posições na classificação e superiorizando-se ao seu colega de equipa Jean Eric Vergne, para vir a terminar na 11ª posição. O vencedor desta primeira corrida foi Nyck de Vries (Mercedes), seguido de Edoardo Mortara (Rokit Venturi), com Rene Rast (Audi) a fechar o pódio.

Já esta tarde, teve lugar em plena noite de Riade, a segunda prova da temporada, com os pilotos mais adaptados ao circuito Diriyah, com a DS Techeetah em busca de melhorar a performance de ontem. Na qualificação AFC deu mostras de estar mais competitivo e alcançou a 9ª melhor marca, posição que lhe permitia sonhar com um bom resultado. A verdade é que AFC iniciou a corrida ao ataque, suplantando de imediato Sebastien Buemi e mais tarde outros quatro adversários, para chegar à 4ª posição final, ainda que a prova tenha sido interrompida devido a um acidente, não permitindo que Félix da Costa pudesse lutar em pista para chegar ao pódio: "O dia de hoje foi melhor que ontem. Conseguimos mostrar que estamos competitivos e impor um bom ritmo em corrida. Senti mesmo que poderia chegar ao 2º lugar, caso a corrida não tivesse sido interrompida, mas faz parte e o mais importante é que o Alex Lynn está bem e foi apenas um susto o seu acidente. Do meu lado amealhámos bons pontos, num fim-de-semana que sabíamos que não ia ser fácil, visto que trouxemos o carro do ano passado aqui para Riade, mas em Roma na próxima prova vamos com toda a força com o nosso novo carro."referiu o piloto Português de 29 anos, que fez questão de agradecer a todos os Portugueses os votos no fanboost, que lhe valeram potência extra nas duas corridas da Arábia Saudita: incrível, nos últimos dois anos venci sempre o fanboost, agradeço do coração este apoio dos Portugueses, acreditem que sinto não só com a potência extra em pista, mas também a força e apoio de tanta gente, que está comigo nos bons e maus momentos. Estamos juntos e vamos lutar por trazer novamente este campeonato para Portugal!"

O vencedor da corrida de hoje foi Sam Bird, ao volante do Jaguar, seguido de Robin Frijns (Envision Virgin Racing), com Jean Eric Vergne (DS Techeetah) a fechar os lugares do pódio. Com o 4º lugar alcançado na corrida de hoje AFC soma 12 pontos e é 8º nas contas do campeonato, com Nyck de Vries a liderar a classificação com 29, seguido de Sam Bird com 25 e Robin Frijns com 22 pontos. 

Estão assim finalizadas as duas primeiras provas da temporada 2021 do campeonato do Mundo de Fórmula E, a próxima prova terá lugar em Roma, no dia 10 de Abril.