Campeão belga Fabio Kieltyka compete em Portugal em 2021

Nasceu em Liége e tornou-se uma das mais jovens esperanças belgas do karting e automobilismo. Fabio Kieltyka vai estrear-se no Rotax Max Challenge Portugal em 2021 e promete ser um dos grandes nomes da competição portuguesa, com o objetivo de se qualificar para o Mundial no Bahrain, que decorrerá entre 4 e 11 de dezembro. O piloto belga vai ainda disputar o IAME Benelux da categoria X30 Master.

A história de Fabio Kieltyka no karting começa aos 16 anos, quando por influência do pai – piloto dos troféus 2CV e da Renault Clio Cup – experimentou as emoções de um kart de competição. Pouco tempo depois, foi logo vice-campeão belga na categoria ICA e sagrou-se campeão nacional em 2000. Estava lançada uma promissora carreira como piloto de corridas e Fabio Kieltyka confirmou o seu talento ao ganhar a Renault Clio Cup Júnior belga logo no seu primeiro ano nos automóveis, em 2002! A falta de ‘budget’ levou-o a interromper a carreira nos automóveis, mas a paixão do karting manteve-se sempre bem viva e o piloto de Liège viria a ser vice-campeão belga (ICA) em 2006, campeão no Iame Series Benelux (X30 Master) em 2017, vice-campeão no Iame Series França (X30 Master) em 2018, vice-campeão no Iame Series Benelux e 4.º na Final Internacional Iame em Le Mans (X30 Master) em 2019.

Para 2021, Fabio Kieltyka será uma das grandes novidades no Rotax Max Challenge Portugal, onde vai competir integrado na equipa EKO/Birel ART Portugal, liderada por Nuno Inácio. “Tive a oportunidade de partilhar a minha paixão pelo karting com um amigo, o Charles. Depois disso, ele decidiu inscrever-se no Troféu Rotax DD2 com a EKO/Birel ART Portugal e perguntou-se se eu estava interessado em juntar-me a ele, o que aceitei de imediato!”, conta Fabio Kieltyka, que em paralelo vai também lutar pelos pódios e vitórias no IAME Benelux Series na categoria X30 Master.

“Como vivo uma parte do ano em Óbidos, decidi fazer a minha estreia no Karting em Portugal”, conta Charles Delbrassine, amigo e companheiro de equipa de Fabio Kieltyka. “O meu objetivo é provar que o Karting também pode ser praticado por uma pessoa de 60 anos. Quero evoluir ao longo do ano e partilhar esta experiência com a minha filha Aya, que tem apenas 9 anos e vai também fazer a sua estreia no Karting”.

Os simpáticos pilotos belgas destacam “o ambiente familiar e muito profissional” que encontraram na EKO/Birel ART Portugal. “O chassis Birel ART é muito eficiente e dá-nos confiança logo nos primeiros contactos. Estou ansioso que comece a competição”, afirmou Fabio Kieltyka, que será, naturalmente, um dos grandes candidatos à vitória quer na categoria DD2 quer na DD2 Master (destinada a quem tem mais de 32 anos) e, assim, ao apuramento para as sempre desejadas Rotax Max Challenge World Finals, o ‘Mundial’ da marca austríaca, que decorrer entre 4 e 11 de dezembro, no Bahrain, localizado ao lado do famoso circuito de Fórmula 1, em Sakhir.