Norma Racing Brilha no Troféu Rotax

A Norma Racing extrai conclusões muito positivas da participação na primeira jornada dupla do ano no Troféu Rotax, que no passado fim de semana visitou o Kartódromo Internacional de Palmela (KIP). A equipa viu os seus pilotos terem um desempenho extremamente positivo, sendo a 'cereja no topo do bolo' as vitórias nas categorias Mini, Júnior e DD2, além dos segundos lugares que foram materializados na Mini e Max. A equipa ainda viu o seu representante na Academy chegar ao pódio por uma vez.

Na Júnior, a Norma Racing viu o seu representante, Pedro Perino, vencer a Corrida 1 de Domingo, após uma prestação brilhante aos comandos do Tonykart na pista de Palmela. Além disso, Pedro Perino ainda acumulou a 4º e 5ª posições nas duas corridas de sábado, além de ser 5º na Corrida 2 de Domingo.

Na categoria DD2, Mariano Pires teve um fim de semana de total domínio, com a obtenção da pole position nas sessões de treinos cronometrados dos dois dias, vencendo uma das corridas de sábado e as duas de Domingo. O único imponderável do piloto aos comandos do Tonykart foi um problema elétrico numa vela que o impediu de fazer a Corrida 2 de sábado.

Na categoria Mini, o espanhol Guillermo Pernía esteve muito forte num dos planteis mais competitivos de todas as categorias do Troféu Rotax. O piloto de Madrid garantiu o 2º lugar nas duas corridas de sábado e 'repetiu a dose' no Domingo. Ainda na categoria Mini, João Miguel Oliveira esteve muito forte durante todo o fim de semana e a sua prestação viveu verdadeiros momentos de glória no Domingo, quando venceu as duas Corridas disputadas. No sábado, o piloto já havia sido 3º classificado nas duas corridas. O jovem da Batalha não está oficialmente inserido na estrutura da Norma Racing, mas conta com material da equipa e algum apoio adicional.

Jesse Doorgest foi o representante da Norma Racing na categoria Max. O holandês que reside no Algarve teve um desempenho muito positivo, especialmente no Domingo, em que foi 3º na Corrida 1 e 2º na Corrida 2. No sábado, ainda em adaptação a um novo motor e competição, já que a sua experiência vem do Campeonato de Portugal em que competiu com motor Iame, Jesse Doorgest havia sido 5º e 6º nas duas corridas.

A Norma Racing ainda contou com o 'pequenito' Gonzalo Pernía na categoria Academy, onde correm os pilotos mais jovens a participar no Troféu Rotax. O mais novo irmão de Guillermo Pernía teve desempenho positivo, com destaque para o 3º lugar na Corrida 1 de sábado. Nas três outras corridas que disputou, divididas por sábado e Domingo, Gonzalo Pernía foi 6º, 4º e 5º.

Para esta etapa dupla do Troféu Rotax, contámos com seis pilotos, na categoria Academy com o inexperiente Gonzalo Pernía que está a correr a sua primeira temporada inteira, o seu irmão Guillermo na Mini, que foi um sério candidato à vitória nas corridas, andando em luta direta com um piloto que corre com material Tonykart fornecido por nós. Ficámos satisfeitos com o desempenho dos dois, um vencendo e outro sendo regularmente segundo”, disse Nuno Martins, responsável máximo da Norma Racing. “Na Júnior, o Pedro Perino foi um forte candidato, apesar de ter concorrência muito dura, com pilotos de alto nível. Conseguimos fazer uma boa sessão de treinos cronometrados no Domingo, que depois teve sequência com a vitória na Corrida 1, em que o Pedro esteve imperial. Na Max, contámos com o Jesse que também esteve forte e candidato aos primeiros lugares, apesar de este ser apenas o seu primeiro ano no Rotax Max, aliás na nossa equipa é quase tudo estreantes nas categorias. Fizemos com o Jesse um muito bom treino cronometrado no Domingo e fez o possível, ser 2º, pois vencer este ano será muito difícil. Na corrida em que foi segundo, podia ter terminado mais perto do vencedor, mas perdeu muito tempo na partida. Na Rotax Max, ainda temos um outro piloto, corre há pouco mais de seis meses e fruto do peso teve que ser inserido nesta categoria quando tem idade de Júnior, o Leonardo Guimarães. Acabou no top 10, sem experiência nenhuma, o que é bom. Na DD2, contamos com um excelente piloto, o Mariano Pires. Fez um brilharete, com exceção da avaria que teve no sábado, que o impediu de fazer o pleno. Teve um problema com uma vela, nova, que estalou a cerâmica, o que é um problema mecânico que infelizmente pode acontecer, foi azar. Também quero felicitar os nossos concessionários que estiveram todos muito bem este fim de semana, em que foi quase sempre um Tonykart a vencer as corridas do Troféu Rotax na visita a Palmela.”

Nuno Martins, referiu ainda que, “a aposta da equipa é na continuidade para todas as etapas do Troféu Rotax com todos os pilotos que correram em Palmela, independentemente de eventuais novas entradas.”