Adruzilo Lopes e Paulo Silva sagraram-se Campeões Norte de Ralis
Experiente piloto de Regilde venceu e convenceu no Rali de Gondomar e festejou, com pompa e circunstância, o título de campeão do Campeonato Norte de Ralis. Na prova do Gondomar Automóvel Sport, Adruzilo Lopes e Paulo Silva “fugiram” aos incidentes, apesar da instabilidade climatérica que se fez sentir na região.
Adruzilo Lopes e Paulo Silva, em Mitsubishi Lancer Evo IX, conquistaram hoje o triunfo no Rali de Gondomar e sagraram-se campeões do Campeonato Norte de Ralis, ao terminar a prova do Gondomar Automóvel Sport (GAS) com o tempo total de 35m52,1s, após cumprir sete especiais de classificação.
O piloto de Regilde, Felgueiras, que logrou a vitória no Rali de Vieira do Minho, Rali de Famalicão, Rali Município de Mesão Frio e Rali de Santo Tirso, não deixou escapar em o triunfo em Gondomar, prova condicionada devido às condições meteorológicas adversas, sobretudo durante o período matinal.
Numa prova marcada pela saída de estrada do Peugeot 106 XSI da dupla formada por Pedro Lemos Ribeiro e Gonçalo Palmeira, logo na primeira passagem pela especial de Talho do Povo (Branzelo), projetando uma pedra para cima de um espectador, a estrutura organizativa viu-se na contingência de anular a segunda passagem pelo troço.
Adruzilo Lopes foi o mais rápido e precisou de 4m36,5s para percorrer os 6,20 km da especial, seguido de Augusto Costa/Susana Silva (Peugeot 208 VTI), e João Vinha/Cristiano Queiroga (Mitsubisho Lancer Evo VI), a 1,6s e 3,3s, respectivamente.
Na primeira passagem por Sucatas David (Serra da Boneca), a classificação geral sofreu uma alteração, com João Vinha, terceiro no troço, a passar para a frente de Adruzilo Lopes, sexto na especial, por 4,3 segundos, com Rafael Marques Pereira/Alberto Silva (Peugeot 208 R2), a ser o mais rápido na especial, com o tempo de 8m12,8s, relegando para a segunda posição Miguel Carvalho/António Reis (Peugeot 206 GTI).
Apesar de todos os intervenientes terem referido que as condições atmosféricas transformavam a prova numa lotaria, a quarta especial – segunda passagem por Sucatas David (Serra da Boneca) –, as primeiras posições votaram a ter mexidas, com Adruzilo Lopes a passar para a frente de João Vinha.
O piloto de Regilde destacou-se de tudo e de todos, pulverizando a primeira passagem com o tempo de 7m06,2s, com Luís Morais/Helena Maia (Peugeot 208 VTI) a cotarem-se os segundos mais rápidos, a 20,7 segundos para o primeiro. Miguel Carvalho foi terceiro, a 23,2 segundos do líder, enquanto João Vinha terminou em quarto, a 23,9 segundos.
Na primeira passagem por Daro’s Malas (Ag. Sousa), pouco ou nada se alterou, apenas a persistência de Augusto Costa que não desarma rumo ao título nacional de Duas Rodas Motrizes. A vitória sorriu de novo a Adruzilo Lopes, secundado pelo piloto da Trofa que, ascendeu à segunda posição da classificação geral, separado 0,7 segundos de diferença.
A especial Cromoduro, Ld.ª (Covelo) foi uma cópia fiel da anterior, com o piloto de Regilde dilatar a diferença na pauta classificativa e Augusto Costa a desembaraçar-se do piloto de Penafiel. A segunda passagem por Daro’s Malas (Ag. Sousa) ditou as mesmas posições, o que traduz bem do equilíbrio patenteado pelas três primeiras equipas que ocuparam os lugares de pódio. Augusto Costa e Susana Silva a ficarem a 1m02,3s dos vencedores, com João Vinha e Cristiano Queiroga, a 1m16,1s.
A quarta posição ficou ocupada por Luís Morais e Helena Maia (Peugeot 208 VTI), cabendo a Rafael Marques Pereira e Alberto Silva (Peugeot 208 R2) fechar o “top five”, na frente de Miguel Carvalho e António (Peugeot 206 GTI). Por seu turno, Filipe Oliveira e José Vieira (Mitsubishi Carisma GT), encerraram a participação do Rali de Gondomar na sétima posição.
João Andrade e Sérgio Paiva (Citroën Saxo), João Pedro Sousa e Tiago Silva (Renault Clio) e Mário Castro e Ricardo Cunha (Ford 1.0 Ecobost), encerraram a lista do “top ten”.
Entre a desilusão, pelo mau tempo, e a esperança, relativo ao campeonato, o Rali de Gondomar acabou por correr bem muitíssimo bem a Adruzilo Lopes e Paulo Silva, vencedores da prova, campeão do Campeonato Norte de Ralis e Grupo P1. Também Augusto Costa e Susana Silva, segundos classificados em termos globais, venceram as Duas Rodas Motrizes e terminaram no lugar mais alto no Grupo P1.
Mário Castro e Ricardo Cunha, em Ford 1.0 Ecobost, terminaram na 10.ª posição e venceram o Grupo P2; Miguel Carvalho e António, em Peugeot 206 GTI, levaram de vencida o Grupo X1; João Pedro Sousa e Tiago Silva, ao volante de um Renault Clio, triunfaram o Grupo X2; João Vinha e Cristiano Queiroga, aos comandos de um Mitsubisho Lancer Evo VI, venceram o Grupo X3; e, finalmente, Capela Morais e António Vieira, em Skoda Fabia RS TDI, destacaram-se no Grupo X4.
Apesar da chuva que se abateu nos territórios de Gondomar, Paredes e Penafiel as equipas optaram por dosear o andamento, motivando apenas três abandonos. Por razões de segurança, a organização decidiu cancelar a segunda passagem por Talho do Povo (Branzelo), com a prova a retomar o seu percurso normal.
Depois do Rali de Gondomar, a próxima prova do Campeonato Norte de Ralis, pontuável também para o Campeonato Portugal de Clássicos de Ralis e Desafio Kumho Asfalto e Desafio Kumho Norte, terá lugar a 26 e 27 de Novembro, com o Rali de Viana do Castelo, organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso.